TEMAS GERAIS

Racionamento pode ser suspenso na Grande Vitória se chuva continuar.

O nível do Rio Santa Maria, que estava extremamente crítico há alguns dias, voltou a subir.

Em 15/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Se as chuvas continuarem pelos próximos dias, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) pode suspender o racionamento na Grande Vitória. O anúncio vale para os bairros abastecidos pelo Rio Santa Maria, que ainda estão em sistema de rodízio. O órgão explicou que é preciso fazer um estudo para saber se a medida é viável e aconselhou a população a continuar economizando.

O nível do Rio Santa Maria, que estava extremamente crítico há alguns dias, voltou a subir por causa das recentes chuvas. Mas apesar do momento ser de comemoração, ainda é preciso cautela e estudo para saber se o fim do racionamento não vai prejudicar o rio.

Para isso, um comitê que monitoria a situação do rio vai se reunir. "Dentro desse comitê participam o Incaper, a Agência de Recursos Hídricos, a Agência de Serviços Públicos do Estado, a Secretaria de Agricultura, a Secretaria de Meio Ambiente, enfim, todo o aparato que envolve recursos hídricos participa desse comitê. Vamos analisar as condições para suspender com segurança", explicou o diretor de engenharia e meio ambiente, Amadeu Wetler.

Interior

A Cesan explicou que o que pode acontecer nos municípios abastecidos pelo Rio Santa Maria é a mesma coisa que aconteceu no interior do estado. A chuva recuperou mananciais em 10 de 20 localidades, fazendo com que o racionamento fosse suspenso.

Rio Jucu

O nível do Rio Jucu, outro que abastece parte da Grande Vitória, também voltou a subir com as últimas chuvas. Na Barra do Jucu, em Vila Velha, formou-se uma correnteza no ponto de encontro do rio com o mar. Os pescadores, esperançosos, estão aproveitando para ver se os peixes aparecem.

O ambientalista Eduardo Pignaton, que costuma acompanhar a situação do Rio Jucu de perto, contou uma coincidência positiva fez com o que o nível aumentasse: as chuvas e a lua cheia.

Rio Fundão

Em fundão, o rio que corta a cidade transbordou. A água invadiu ruas e casas e deixou vinte e quatro pessoas desalojadas.

O nível do Rio Fundão chegou a quase três metros nesta segunda-feira (14). Segundo moradores, há muito tempo não subia tanto. Ainda na tarde desta segunda, o nível do rio começou a baixar um pouco.

Do g1-ES