TEMAS GERAIS

Radares pegadinha multam até clientes em entrada de lojas em SP

Aparelhos de fiscalização ficam em faixa de ônibus.

Em 14/09/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Funcionários de lojas da Radial Leste, na Zona Leste da cidade de São Paulo, reclamam de dois radares “pegadinha”, com distância de cerca de 50 metros. Segundo eles, uma concessionária de carros teve que mudar a saída de carros para que os clientes não fossem multados.

Os radares ficam entre a concessionária e duas lojas. Os funcionários contam que já foram multados para entrar ou sair do trabalho e que alguns clientes contam ter medo de entrar na loja e serem multados.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirmou que a presença de radares próximos a faixas de ônibus não podem ser considerados “pegadinha para o motorista” e que, neste trecho, os radares trabalham em conjunto. Ou seja, para que o motorista seja autuado, ele precisa passar pelos dois radares enquanto transita pela faixa de ônibus.

Utilizar a faixa de ônibus fora do horário permitido é considerado infração gravíssima e são descontados sete pontos da carteira de habilitação.

Segundo radar que mais multa

Um radar da Avenida Santos Dumont, no Bom Retiro, na região Central da cidade de São Paulo, também incomoda os motoristas que passam pela região. O “pegadinha” fica depois da Rua Francisco Borges e é o segundo aparelho de fiscalização em faixa de ônibus que mais multa na capital. Entre os meses de janeiro e maio, foram mais de 14 mil multas aplicadas.

Os motoristas que saem da Avenida do Estado e fazem a conversão para a Avenida Santos Dumont reclamam de não terem tempo hábil para sair da faixa exclusiva para ônibus. Dois radares estão localizados no trecho. O primeiro, atrás de um poste, registra a placa e o segundo aplica a multa de R$ 293,47.

Em nota, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que "será feita vistoria" no radar e que a atual gestão "criou um comitê permanente de segurança para melhorar a sinalização nas vias onde estão os radares que mais multam na cidade".

"Os 10 equipamentos que registram mais infrações são monitorados constantemente. Eles recebem ajustes, como o reforço na sinalização. O objetivo é fazer com que o condutor não seja punido e, após ser melhor orientado, passe a se comportar de acordo com a legislação", continua a nota.

(Foto: Reprodução/TV Globo)