EDUCAÇÃO

Reinaldo Centoducatte vence pesquisa para reitoria da Ufes.

Chapa 3 conquistou 51,1% dos votos válidos.

Em 08/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O atual reitor Reinaldo Centoducatte venceu o segundo turno da pesquisa para escolha de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no período de 2016 a 2020. O resultado foi anunciado na noite desta quarta-feira (7).

A chapa 3, composta pelo atual reitor e pela vice-reitora Ethel Maciel conquistou 51,1% dos votos válidos. Eles disputavam o segundo turno da consulta com a chapa 1, composta pelas professores Gláucia Abreu, candidata a reitora, e Sávio Queiróz, candidato a vice-reitor, que obtiveram o percentual de 48,5% dos votos.

"A campanha foi bonita, tivemos uma boa disputa, que envolveu toda a Universidade, com muita paixão e debate", avaliou o professor Centoducatte, depois da divulgação do resultado.

O reitor reeleito pela pesquisa também comemorou o resultado. "Estamos muito felizes. Agradecemos aos candidatos das outras chapas, que contribuíram para o debate de questões importantes para a Ufes. Agora é abrir os braços para todos que quiserem somar com a nossa próxima gestão", disse.

Esta foi a primeira pesquisa com paridade, dando o mesmo peso para as diferentes categorias da universidade. Desta maneira, a pontuação das chapas foi calculada de acordo com o total de votantes. Cada uma das categorias (professor, estudante e servidor) corresponde a um terço dos votos.

Votos
Em números reais a chapa 3 obteve 707 votos dos professores, 664 dos servidores técnico-administrativos e 3.788 dos estudantes. A chapa 1, por sua vez, obteve 504 votos dos professores, 908 dos técnicos e 3.255 dos estudantes.

Foram registrados 27 votos brancos/nulos entre os docentes,78 entre os servidores técnico-administrativos e 115 entre os estudantes.

Sobre o resultado, Reinaldo avaliou derrota entre os técnicos-administrativos como o resultado de uma insatisfação dos servidores e se dispôs a dialogar com a categoria.

"Nos tivemos que adotar o ponto eletrônico e mudanças na carga horária, e talvez essas mudanças não tenham sido implementadas da melhor maneira", explicou.

Resultado oficial
De acordo com o calendário da Comissão Coordenadora da Pesquisa, o resultado final da pesquisa será divulgado no dia 21 de outubro, após ser homologado pelos conselhos superiores da Universidade.

A escolha da comunidade vai compor uma lista tríplice, com os três candidatos que disputaram o pleito homologarão a escolha da comunidade universitária e encaminharão a lista tríplice com o resultado para o Ministério da Educação.

A lista oferece três opções para escolha da Presidencia da República, na ordem da votação: Chapa 3: Somos Mais Ufes, Chapa 1: Dialogar e Avançar e a Chapa 2 - Por uma outra UFES!, que teve a menor porcentagem de votos e não seguiu para o segundo turno.

Historicamente, o Governo Federal têm o hábito de referendar a decisão da comunidade universitária opta por nomear o primeiro nome na lista para o cargo.

Fonte: G1-ES