CIDADE

Reunião para elaboração do orçamento 2020 de Serra

As sugestões podem ser enviadas até o dia 10 de setembro.

Em 02/09/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Contabilidade Consultiva - Reprodução

A Prefeitura de Serra, por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplae), convida a população para participar da audiência pública para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020, quando os moradores poderão apontar suas sugestões. A audiência será realizada na próxima quinta-feira (dia 5), a partir das 18 horas, em Colina de Laranjeiras.

Desde o dia 19 de agosto, está no ar o portal loa2020.serra.es.gov.br para que os moradores possam enviar propostas de forma online. Na audiência presencial desta semana também será possível sugerir. Haverá computadores no local para aqueles que quiserem acessar o portal, fichas para preenchimento e também haverá espaço para a fala dos participantes.

Na LOA estarão as definições de onde e como a administração vai aplicar os recursos disponíveis para o ano que vem. A secretária de Planejamento Estratégico, Lauriete Caneva, ressaltou que a participação popular é imprescindível para uma administração democrática e eficaz. “Queremos unir os esforços da administração pública com as ideias e sugestões da população para aperfeiçoarmos o atendimento e os serviços prestados”. 

Cada pessoa pode enviar até duas sugestões para cada uma das 10 áreas, sendo elas Assistência Social e Habitação; Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda e Agricultura; Desenvolvimento Urbano Sustentável e Meio Ambiente; Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres; Educação; Gestão e Transparência; Infraestrutura e Serviços; Saúde; Segurança e Defesa Social; Turismo, Esporte, Cultura e Lazer. Será necessário fazer um breve cadastro, apenas.

Os moradores podem sugerir, por exemplo, aquisição de uniforme escolar para alunos da rede municipal de ensino, compra de medicamentos, melhorias nas unidades de saúde e de ensino, arborização para a cidade, ampliação do videomonitoramento, obras de infraestrutura, entre outras coisas.

“As ações propostas vão passar por análise técnica da equipe da Seplae para serem incluídas na LOA 2020”, afirmou Lauriete.

As sugestões podem ser enviadas até o dia 10 de setembro.  

O que é a LOA?

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o instrumento de planejamento obrigatório utilizado pelos governantes para gerenciar as metas financeiras. No projeto de Lei Orçamentária Anual são estimados os recursos que serão arrecadados (receitas) e fixadas as despesas consolidadas do Município para o ano seguinte.

É um planejamento de curto prazo, onde em cada ano são executadas as ações previstas no Plano Plurianual, planejado para 4 anos, e na Lei de Diretrizes Orçamentárias. O projeto de Lei Orçamentária Anual é enviada à Câmara dos Vereadores, que analisa, discute e aprimora a destinação dos recursos públicos contidos nessa peça orçamentária e a transforma em lei.

LEIA TAMBÉM

Escola leva super-heróis para sala de aula em Serra

Que tal entrar na sala e encontrar a Mulher-Elástica e o Hulk dando aula? Nas turmas de integralização da EMEF Profª Eulália Falquetto, em Vila Nova de Colares no município de Serra, os professores estão dando um show de criatividade, para ensinar de forma divertida.

Escola leva super-heróis para sala de aula

Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

O professor de inglês Kleiton Pereira começou a desenvolver em sala de aula o projeto "Somos todos super-heróis" no mês de agosto, ensinando o nome dos heróis dos quadrinhos e filmes na língua inglesa e reforçando os valores humanos que os super-heróis transmitem ou representam.

“Queria que as crianças aprendessem de forma lúdica e prazerosa a superar obstáculos,. Que aprendessem, também, sobre amizade, coragem, generosidade, gratidão, honestidade, solidariedade, verdade, justiça, humildade, responsabilidade, tolerância e perseverança. Além disso, ensinamos que os heróis dos quadrinhos não existem na vida real, porém todos os dias os pais, mães, tios e avós usam o poder do amor e do cuidado com cada um deles”, afirmou o professor.

Além da disciplina de inglês, o projeto também envolveu as aulas de arte e educação física. Cerca de 500 alunos dos 3º, 4º e 5º anos participaram das atividades temáticas, com música, desenhos, pesquisa sobre a temática, reprodução de quadrinhos e caracterização.

De acordo com a pedagoga Lucila Tenório as aulas de integralização estabelecem e fortalecem novas estratégias de pensar a educação de forma conjunta. “Estamos criando uma nova consciência de ensino. A reflexão coletiva contribui para a formação cada vez mais solidificada da educação. Estabelecendo, assim, um diálogo entre áreas de conhecimento com diversos atores e criando novos territórios", finalizou. 

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL