TEMAS GERAIS

Rio 2016 assina acordo para promoção da cultura francesa.

Parceria contribui para a capacitação dos profissionais que trabalharão nos Jogos Olímpicos.

Em 24/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Acordo firmado entre o Comitê Organizador Rio 2016 e a Organização Internacional de Francofonia (OIF) vai permitir a promoção, no Brasil, da língua francesa e da cultura das nações onde o idioma é falado. Durante a cerimônia de assinatura do tratado, nesta segunda-feira (23), houve homenagem às vítimas dos recentes atentados em Paris e no Mali, país africano e ex-colônia francesa.

De acordo com o diretor comercial do Comitê Rio 2016, Renato Ciuchini, a parceria contribui para a capacitação dos profissionais que trabalharão nos Jogos Olímpicos, especialmente em setores como recepção de delegações e área de imprensa, além do suporte a turistas francófonos. 

"É importante estarmos preparados de uma forma que seja fácil para eles se comunicarem", explicou. "Não é só uma tradução simultânea por alguém que estudou aqui, mas alguém que está integrado nesta cultura", completou Ciuchini.

No site oficial da competição, algumas publicações vão ser gerenciadas por pessoas inseridas na cultura francesa. O diretor comercial do Comitê Rio 2016 antecipou que eventos culturais a exemplo do que ocorreu na segunda-feira (23) devem se multiplicar.

"Durante as olimpíadas vamos ter um grande festival, que abrange várias áreas: literatura, música, artes cênicas. Vamos ter várias ações pontuais com a organização para promover a cultura francófona durante os jogos no Rio de Janeiro", concluiu.

Grande Testemunha da Francofonia para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, o músico Manu Dibango foi assim nomeado pela OIF. O camaronês defendeu que a parceria permitirá não somente um lugar para a língua francesa nas competições de 2016, mas também a realização de ações conjuntas em nível cultural, educativo e desportivo, que irão promover o pluralismo e o multiculturalismo. “A união dentro da diversidade é a chave para fazer a humanidade mais humana”, afirmou o músico.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil