TEMAS GERAIS

Rio faz campanha educativa para o uso do Veículo Leve sobre Trilhos.

Objetivo é estimular novos hábitos de pedestres e motoristas.

Em 14/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Estimular novos hábitos de pedestres e motoristas é o principal objetivo de uma campanha educativa promovida pela Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro, em parceria com Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro e a Concessionária VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) Carioca.

Chamada “Olho no VLT”, a campanha prevê a instalação de vinte e cinco placas em regiões de grande movimento ao longo dos 28 quilômetros do traçado. Elas exibirão mensagens para que motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas estejam atentos. Os locais foram escolhidos graças a um dossiê que apontou as principais áreas de atenção como cruzamentos e praças com grande circulação. Agentes educativos também vão distribuir 150 mil folhetos sobre a operação.

Para o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani, as próximas etapas de testes e de conscientização da população serão um desafio, já que confrontarão velhos hábitos e rotinas dos cariocas.

“Tudo é um grande desafio. Temos que entender que é uma novidade para todos ter esse modal fantástico no centro do Rio, que se integra com todos os outros já existentes. E essa campanha é para, além de gerar uma conscientização, dar o conhecimento para toda a nossa população,  pedestres e motoristas que saberão que não podem fechar os cruzamentos do VLT, o que ocasionaria uma perda da capacidade de operação dos trens”, explicou.

Trajeto

O VLT vai circular na área central do Rio em duas linhas distintas. A primeira, saindo da Rodoviária Novo Rio, passando pela zona portuária, pegando o início da Avenida Rio Branco e indo até o aeroporto Santos Dumont.

A outra sairá da Praça XV de Novembro, seguirá pela Rua 7 de Setembro, Praça Tiradentes, Rua da Constituição e Praça da República até o terminal de trens da Central do Brasil.

A campanha foca no aspecto visual pelo fato de os trens que realizam o percurso serem extremamente silenciosos.

O VLT Carioca funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana,  e terá integração total com o Aeroporto Santos Dumont, barcas, trens, metrô, ônibus e BRTs (Bus Rapid Transit. O intervalo entre os VLTs poderá variar entre três e 15 minutos, conforme a linha e o horário do dia. 

Fonte: Portal Brasil com informações da Agência Brasil