CULTURA

Ritmo do congo movimenta segunda edição de cultural em Vitória (ES).

O agito fica por conta do Grupo Congo Mirim da Ilha do Ponto de Cultura Manguerê.

Em 27/06/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O congo foi o ritmo escolhido para movimentar a segunda edição do Projeto Sextas na Laje que acontece na sexta-feira, 1º de Julho, no Bairro Itararé, em Vitória. O agito fica por conta do Grupo Congo Mirim da Ilha do Ponto de Cultura Manguerê e o Centro Cultural Caieiras.

A apresentação começa na Laje do Ponto de Cultura Varal, às 19 horas, e depois segue em cortejo até a pracinha do bairro, envolvendo toda a comunidade.

O Grupo Congo Mirim da Ilha é formado por 25 crianças e adolescentes com idades entre 8 a 23 anos, moradores da Grande São Pedro, e nasceu do projeto “Congo na Escola”, que proporciona aulas práticas e teóricas sobre a história e a música do congo, tradição da cultura capixaba, aos alunos da rede municipal de ensino.

O instrutor do Grupo é o Mestre Zé Bento que há quinze anos transmite seus conhecimentos, através de uma didática própria que desenvolveu, para atender a crianças e adolescentes.

Para a coordenadora do Ponto de Cultura Varal, Geisiane Teixeira, o projeto está proporcionando mais do que momentos de lazer e cultura para a comunidade. “É um intercâmbio de informações, de experiências, para quem vem se apresentar no Sextas na Laje, mas também para o público, é um troca de saberes culturais”, definiu.

Quem gostou muito de ser convidado para o Sextas na Laje foi o diretor do Centro Cultural Caieiras, Fábio Carvalho de Souza. Ele destacoua proposta de valorização de espaços como as lajes para fazer cultura, e uma experiência importante para os jovens que compõem a banda ao se apresentarem  neste espaço.

“Eu achei maravilhoso o convite. É uma experiência que já acontece em outros estados e que está fomentando a cultura em Vitória também”. Fabio afirmou ainda que vai aproveitar o evento para fazer o lançamento do segundo CD da Banda que vem com título Batuque Moleque volume II.

Oficina

Além da apresentação do Grupo Congo Mirim da Ilha, a segunda edição do Sextas na Laje trás para o público de Itararé a Oficina de Fotografia- fotografias em eventos culturais com os fotógrafos Taís Gobbo e Wilbert Silva. Serão Sete dias de aulas e os alunos terão como atividade prática fotografar o show do grupode congo o Cortejo da Banda de Congo Amores da Lua, e depois editar as imagens.

 

Sextas na Laje

O projeto Sextas na Laje foi contemplado no Edital de Diversidade Cultural da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), e é realizado pelo Ponto de Cultura Varal Agência de Comunicação, um projeto da Associação Ateliê de Ideias. O Sextas na Laje é um desdobramento das atividades do Nós Amamos Laje, que vem sendo realizado no Território do Bem desde 2015 com apoio do Instituto Oi Futuro através da 10º Edição do Oi Novos Brasis.

O Sextas na Laje contempla quatro edições que acontecem sempre em dias de sexta-feira na em lajes cedidas por moradores que irão receber as atividades culturais. A primeira edição aconteceu no dia 20 de maio, na comunidade Consolação, com a participação da Orquestra de Violões do Ponto de Cultura Preservarte.

A troca de experiências entre os Pontos de Cultura e as comunidades do Território do Bem, Poligonal 1 de  Vitória, com suas diferentes linguagens artísticas, e a principal proposta do Sextas na Laje e do Nós Amamos Laje. Além de fortalecer a ideia de que as lajes, nestas comunidades, são espaços de convívio social e  cultura.

Cronograma das próximas apresentações:

2º evento – Apresentação do Grupo Congo Mirim do Ponto de Cultura Manguere, na Laje da sede do Ponto de Cultura Varal Agência de comunicação, em Itararé, no Território do Bem, em Vitória. 

1º de julhode 2016

3º evento – Apresentação da Peça Teatral "A estória do homem que vendeu sua alma ao diabo e quase perdeu o seu amor", do Ponto de Cultura "Gota, Pó e Poeira" - Guaçuí Em Cena, na Laje do Restaurante Guga Lanches, no Bairro São Benedito, no Território do Bem, em Vitória.

15 de julho de 2016

4º evento- Apresentação da peça de teatro  “A Bela e a Fera – O Conto”,  do Ponto de Cultura Escola de Teatro "Darlene Glória", na Laje Comunitária, Mirante de Jaburu, no Morro do Jaburu, no Território do Bem, Vitória.

5 de agosto de 2016

 

 

Serviço:

Evento: Sextas Na Laje: Segunda Edição

Apresentação da Banda Congo Mirim da Ilha

Dia: 1º de Julho de 2016

Horário:18:30 às 22:00

Local: Laje do Ponto de Cultura Varal, Rua Daniel Abreu Machado, nº 165, Itararé

Participação: Gratuita

 

Oficina de Fotografia – fotografia em eventos Culturais 
Com Thais Gobbo e Wilberth Silva 
Carga Horária: 18 horas 
Local: Ponto de Cultura Varal Agência de Comunicação, em Itararé, Vitória. 
Início: 28/06 
Aulas: Terça a quinta-feira - 28, 29 e 30/06, de 18h às 20h 
Sexta-feira – 1º de Julho, de 18h às 22h 
Terça a quinta-feira – 4, 5 e 6/07, de 18 às 20h
Inscrições: varalagencia@gmail.com ou pelo tel: 30226190 – 14h às 17h. Oficina gratuita / Vagas limitadas

Fonte: Ponto de Cultura Varal Agência de Comunicação