TEMAS GERAIS

Roubo de veículo pode ser registrado em qualquer delegacia

A mudança visa dar maior autonomia às delegacias municipais.

Em 18/07/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Quem tiver o veículo furtado ou roubado pode registar a queixa em qualquer Delegacia Regional da Grande Vitória. A mudança entrou em vigor no final de abril, quando a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), localizada na Ilha de Santa Maria, em Vitória, deixou de funcionar 24 horas por dia. De acordo com a Polícia Civil, a medida foi implantada para "facilitar a vida do cidadão, que poderá formalizar a ocorrência em qualquer delegacia mais próxima, sem precisar de um deslocamento maior". 

A mudança visa a dar maior autonomia às delegacias municipais e otimizar recursos humanos, equipamentos e serviços. Assim, caberá as Delegacias de Policia municipais, distritais e regionais, realizar o primeiro atendimento ao cidadão e depois encaminhar o boletim de ocorrência à Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), que investigará os crimes. Pelo novo modelo de organização, fica estabelecido ainda que "nenhuma unidade policial civil poderá se negar a registrar o boletim de ocorrência".

Interior do Estado

A mudança no modelo de funcionamento das delegacias foi publicada no Diário Oficial do dia 28 de abril. Nos municípios do interior do Estado, os registros continuam sendo feitos nas Delegacias Regionais e Delegacias de Polícia.