CIDADE

Réveillon de Vitória levou 200 mil pessoas à Praia de Camburi

A Praia de Camburi recebeu cerca de 200 mil pessoas para festejar a virada de ano.

Em 01/01/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMV

A noite da virada do ano em Vitória foi um sucesso e reuniu milhares de pessoas nos três palcos montados pela cidade: Praia de Camburi, Ilha das Caieiras e Santo Antônio. As atrações musicais e os shows pirotécnicos encantaram o público, que aproveitou para confraternizar com família e amigos e seguir as superstições conhecidas por trazer boas energias para o novo ano.

No palco de Camburi, o artista Cláudio Bocca abriu a festa e animou o público trazendo um repertório marcado por diversos hits e ritmos musicais, principalmente o rock e pop. A multidão aproveitou para dançar e relembrar grandes sucessos nacionais e internacionais. Às 23 horas, foi a vez do artista André Lellis subir no palco e resgatar os grandes sucessos do axé brasileiro.

A italiana Fiammeta Bonfiggli e o músico chileno Matías Vergara escolheram a praia de Camburi para passar a festa da virada. Fiammeta mudou para Vitória em agosto de 2019 para dar aulas na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O chileno está de passagem por Vitória para uma apresentação musical e seguirá para a Europa numa turnê internacional.

"Gosto muito da paisagem de Vitória e este palco montado ao lado da orla me impressionou muito. Está incrível. Decidi passar a virada do ano aqui para sentir a brisa do mar e admirar esta cidade que é tão maravilhosa", conta a professora.

As tendas também foram um ponto forte em Camburi, tanto para aqueles que queriam ver os shows, quanto para quem queria rever os amigos e acompanhar a queima de fogos coreografados, que tiveram 17 minutos de duração nos dois pontos da orla de Camburi e reuniram cerca de 200 mil pessoas.

A tenda da professora Patrícia Silva, de 37 anos, foi decorada pelo sogro, que utilizou balões brancos e amarelos, além do formato de casa que chamava a atenção a distância. Ela conta que escolheu passar o Réveillon em Camburi para confraternizar com a família e amigos.

"Que nosso próximo ano traga saúde, paz, uma união em Cristo e que as pessoas possam evoluir como seres humanos", desejou a professora.

Santo Antônio

Em Santo Antônio, a festa começou às 18 horas, com a banda Trio Lubião abrindo a noite com os sucessos do forró. Em seguida, as bandas Via Aérea, SambaSoul e a cantora Flávia Mendonça se apresentaram no palco. A queima de fogos teve 10 minutos de duração.

"É uma honra tocar neste palco de Santo Antônio. Trouxe diversos estilos musicais para agradar a todos os públicos. Agradeço muito a recepção de todos e o apoio da Secretaria de Cultura para me apresentar aqui", afirma a artista Flavia Mendonça.

A moradora do Inhanguetá Greice Cogo, de 30 anos, aprovou a organização do Réveillon no bairro. "Resolvi aproveitar com a família. Foi tudo de bom essa apresentação de Flavinha Mendonça", conta a moradora.

Ilha das Caieiras

Na Ilha das Caieiras, o palco ficou localizado ao lado do Museu do Pescador e o show pirotécnico durou 10 minutos. O cantor Jeremias Reis, de apenas 12 anos, abriu as apresentações e encantou o público. Em seguida, foi a vez de Neno Bahia subir no palco para trazer os grandes sucessos do axé e agitar o público.

Mutirão garante limpeza de locais da festa da virada nas primeiras horas de 2020

Uma operação foi montada nesta quarta-feira (1º) para atuar na limpeza da praia de Camburi, prainha de Santo Antônio e na Ilha das Caieiras, locais de festejos de ano novo, para garantir o conforto de moradores e turistas que querem curtir o primeiro dia de 2020 na capital.

Entre esta terça (31) e quarta-feira (1º), um total de 250 garis, separados em 10 equipes de 25 funcionários cada, estavam em cena limpando tudo, garantindo o recolhimento do lixo e a varrição dos locais de queima de fogos.

Cerca de 36,3 toneladas de resíduos foram recolhidos na praia de Camburi. Foto Divulgação/PMV

Logo cedo, o montante de 39,91 toneladas de resíduos e lixos deixados nas areias e calçadas de Vitória já tinha sido totalmente recolhido, deixando as praias prontas novamente para receber quem desejar curtir um bom banho de mar.

Foram recolhidos 3,14 toneladas de resíduos na prainha de Santo Antônio e na Ilha das Caieiras, em Camburi foram 36,3 toneladas. Ainda em Camburi, a coleta seletiva somou quase meia tonelada (0,47t).

"Gostaria de parabenizar toda a equipe da Central de Serviços pela ação especial da virada de ano que esteve na rua desde às 5h30, abandonando o conforto do lar, para garantir que a cidade estivesse limpa. Às 9 horas, todas as praias já estavam limpas para receber os moradores e turistas de Vitória", conta o secretário da Central de Serviços, Nathan Medeiros.

Banheiros químicos

No final da manhã desta quarta-feira (1º), também já haviam sido retirados todos os banheiros químicos instalados ao longo da praia de Camburi, da prainha de Santo Antônio e da Ilha da Caieiras, e realizada a higienização das áreas onde estavam. Ao todo, 200 unidades estavam à disposição das pessoas durante o evento do Réveillon. (Com informações da Prefeitura de Vitória)