CIDADE

Árvores mortas ou com risco de cair são retiradas em Vitória

As ações têm parecer técnico da Semmam.

Em 10/12/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação Semmam

A equipe da Gerência de Áreas Verdes (GAV/Semmam) realiza, durante esta semana, a retirada de árvores que estão mortas, com declínio vegetativo ou em risco de queda.

Jardim Camburi

Um exemplar de Sibipiruna, com aproximadamente 10 metros de altura, será retirado na rua Wellington de Freitas (esquina com a rua Alice Bumachar Neffa), em Jardim Camburi. A base do tronco apresenta rachaduras e uma necrose média, além de cupins. Em substituição, será plantado um exemplar de Aroeira Vermelha.

Um exemplar de Leucena, medindo aproximadamente seis metros, será retirado na rua Carlos Martins, em Jardim Camburi, pois o vegetal cresceu espontaneamente junto ao muro. A Leucena é um vegetal invasor de alto potencial de disseminação.

Mata da Praia

Outro será um exemplar de Senna Siamea, com oito metros de altura, na rua Lauro Soares Machado, n° 64, na praça Jacob Suaid, em Mata da Praia. Essa planta está com a arquitetura da copa desfigurada devido ao excesso de podas e por não haver espaço suficiente para o seu crescimento devido à rede elétrica. Em substituição, será feito o plantio de duas mudas de Flor da Rainha.

Santa Lúcia

Outro é um Abacateiro, com altura entre seis e oito metros, na rua Sirenusa Paiva Stella, nº 1.100, em Santa Lúcia. O exemplar apresenta inclinação acentuada para o imóvel e necroses ao longo do tronco principal, apresentando instabilidade em períodos com fortes ventos.

Bairro República

Um exemplar Oiti, de altura superior a oito metros, também será retirado na rua Presidente Café Filho, em Bairro República. Essa árvore está morta, conforme parecer técnico da Semmam.

Um Oiti, com nove metros de altura, também será removido da rua Mesquita Neto, 27, em Bairro República. As raízes estão estourando a calçada, não sendo possível realizar a poda das raízes.

Centro

Outra árvore é um Ficus, com altura superior a oito metros, na rua Soldado Apolinário dos Reis, no Centro. Esse exemplar apresenta instabilidade e causa danos ao muro de arrimo em períodos com fortes ventos.

Parecer

Segundo a gerente de Áreas Verdes, Giselle Guimarães, todas as retiradas se enquadram nas diretrizes e nos procedimentos técnicos apresentados nas normas e legislações pertinentes, especialmente a lei municipal n° 8.696/2014, que dispõe sobre o uso e a gestão da arborização urbana e das áreas verdes de uso público no município de Vitória. As ações têm parecer técnico da Semmam. (Com informações da Prefeitura de Vitória)