CIDADE

Saúde atua em várias frentes na humanização da cidade de Vila Velha

Distribuição de kit com escova de dente, preservativos e folder de orientações.

Em 15/03/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: divulgação

Distribuição de kit com escova de dente, preservativos (atendendo as recomendações do Ministério da Saúde) e folder de orientações sobre doenças à população em situação de rua, combate de pragas urbanas com desratização e eliminação de depósitos de proliferação de mosquitos em terrenos baldios. 

Essas foram as principais ações desenvolvidas pela Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, nesta primeira semana do Programa Interagir no bairro Divino Espírito Santo. 

O programa municipal recém lançado envolve diversas secretarias municipais e conta com serviços como assistência social, saúde, obras, segurança e limpeza pública, dentre outras. O objetivo é promover melhorias nas condições de vida em 58 áreas da cidade.

Humanização 

“O Programa Interagir é um salto importante na humanização da cidade, sobretudo porque tem o foco na melhoria das condições de vida das pessoas em situação de ruas que vivem em condições insalubres e subumanas”, destaca o secretário municipal de Saúde, Jarbas Ribeiro de Assis Júnior. 

COMPRE PELO SITE

A Secretaria Municipal da Saúde (Semsa) participa do programa por meio do Departamento Consultório na Rua com equipe multiprofissional que avalia a saúde das pessoas e, se for o caso, encaminha-las para nossas Unidades de Saúde, CAPS álcool e outras drogas, IST-Aids, Saúde Bucal, além de contribuir com internações em comunidades terapêuticas ou clínicas de recuperação.

Na primeira semana do Interagir, o Consultório na Rua da Semsa realizou abordagem com 34 Pessoas em Situação de Rua (PSR) que foram cadastradas e encaminhadas para serviços como Caps-Álcool e Drogas, Centro de Referência de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Programa Integrado de Valorização à Vida (Proviv), Centro de Referência no Atendimento Especializado à Mulher em Situação de Violência Doméstica de Vila Velha (Cramvive) ou Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).

A Semsa também atuou no controle  de pragas urbanas em pontos existentes  no bairro Divino Espírito Santo, por meio das Vigilâncias em Saúde Ambiental e de Zoonoses.

Foto: Divulgação