CIDADE

Saúde de Cariacica faz transporte de pacientes para outras cidades

O Transporte Sanitário diminui o tempo de espera por consulta.

Em 27/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Cláudio Postay e Lucas Calazans

À princípio, Cristiany e sua avó Zuleica pensavam que não tinham muita opção. Ou esperavam mais de mês para um atendimento médico especializado perto de casa, em Cariacica mesmou ou cidades vizinhas, ou aceitavam a consulta em uma data mais próxima, porém, longe de casa.

Mas como uma senhora de 81 anos, sofrendo com perda de audição, que é o caso de Zuleica Estana Rangel, sairia de casa com segurança, encararia uma BR até o local da consulta, em Guarapari?

A resposta veio do setor de remoção da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). “Quando saiu a liberação para o exame de audiometria em Guarapari, fiz contato com a secretaria para ver se tinha um lugar mais perto. Mas uma consulta em um lugar mais próximo iria demorar mais de um mês. Aí eles me deram a opção do Transporte Sanitário”, relata Cristiany Samanta Rangel, 28 anos, advogada.

Transporte Sanitário é um serviço oferecido pelo setor da Semus que regula as vagas para consultas de especialidades médicas, que são ofertadas pelo Estado. O transporte é disponibilizado para pacientes que possuem consultas, exames e cirurgias em cidades que não fazem limite com Cariacica.  Já foram atendidos pelo menos 600 pacientes desde que o serviço foi iniciado, em maio.

O Transporte Sanitário faz também a locomoção intra hospitalar de urgência e emergência básica. Pacientes debilitados, com dificuldade de locomoção, também podem usar o serviço, mesmo dentro do município. Podem ser incluídos nesses casos pacientes que passam por hemodiálise, quimioterapia, fisioterapia que estejam acamados.

“E foi tudo muito rápido. Fiz o protocolo numa quarta-feira. Na sexta, me deram o retorno de que estava tudo certo. Alguns dias depois, estava a caminho de Guarapari”, conta Cristiane. “De outro jeito, poderia ter demorado uns três meses”, especula

Como usar

Para ter acesso ao transporte, o paciente deve dar entrada no setor de protocolo, no Centro Administrativo da Semus, na Avenida Kleber Andrade, bairro Rio Branco, Cariacica. Fica aberto das 8h às 16h. O caso será analisado por uma equipe multiprofissional, formada por enfermeiro, assistente social, médico e motorista.

Para casos em que há a necessidade de acompanhante, é preciso um laudo médico com essa indicação. É feita uma visita domiciliar para ratificar ou não a necessidade de acompanhante. O paciente tem de ser do SUS.

Alta hospitalar

O serviço foi usado também pelo pequeno Joseph e sua mãe, Rosileina Pereira, 24 anos. Nascido em 30 de maio deste ano, Joseph adoeceu logo após nascer e precisava ficar em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), onde foi tratado por dois meses. A questão é que só havia vaga em São Mateus, para onde foi levado de ambulância.

Mas, recuperado após duas semanas de internação, como voltar? E assim o serviço de Transporte Sanitário foi acionado. Nos casos em que o paciente não pode arcar com a volta para casa após a alta hospitalar, o paciente também pode recorrer ao serviço.

“Eu não sabia como iria voltar, eu não tinha condições de voltar de São Mateus. Aí me orientaram sobre o que fazer quando chegasse lá. De São Mateus, a assistente social entrou em contato com a prefeitura. Foi muito bom, a viagem foi tranquila, o condutor também”, destaca Rosi.

Serviço - Transporte Sanitário

O que é: Serviço de transporte disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) a pacientes que necessitam fazer exames e consultas em municípios que não façam limite com Cariacica. Pacientes com dificuldades de locomoção também podem solicitar o serviço de transporte sanitário para atendimentos dentro do município.

Como solicitar: É preciso dar entrada no setor de protocolo no Centro Administrativo da Semus, na Avenida Kleber Andrade, bairro Rio Branco, das 8h às 16h.

Levar os seguintes documentos:

- Identidade
- CPF
- Cartão do SUS
- Comprovante de residência
- Formulário preenchido, disponibilizado no setor de protocolo
- Cópia do comprovante de atendimento

LEIA TAMBÉM

Escola em Oriente recebe o programa “Transparência Cariacica”

Na última sexta-feira (23), a Secretaria Municipal de Controle e Transparência (Semcont) levou pela primeira vez o programa “Transparência Cariacica” a alunos da Rede Municipal. O encontro reuniu 48 alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Álvaro Armeloni”, em Oriente.

Foto: Secom/PMC - Reprodução

O tema da palestra foi “Transparência, Ética e Cidadania”, que tem como objetivo levar de forma lúdica e educativa às crianças informações de conhecimento e noções básicas de ética e cidadania.

O bate-papo foi comandado pelo secretário Eliezer Soares, que aproveitou a oportunidade e explicou aos alunos como o trabalho é desenvolvido em cada uma das secretarias, sempre se utilizando de uma linguagem simples e clara, de maneira que o público-alvo desfrutasse da melhor maneira possível do encontro.

A professora Deysa Messias destacou o envolvimento dos alunos nas atividades. “Os alunos ficaram muito felizes, responderam todas as questões e se mostraram entusiasmados com o assunto. Eu particularmente fiquei surpreendida pela forma que as crianças receberam todas essas informações, principalmente sobre a necessidade de refletir e combater pequenas atitudes do dia a dia”, destacou Deysa.

Ela ainda ressaltou a forma dinâmica que o secretario e sua equipe desenvolveu o assunto com os alunos. “O secretário passou um desenho e trouxe brincadeiras para auxiliar o entendimento das crianças ante o assunto, destacando o papel de cada secretaria e suas funções. Mostrou às crianças o contexto que temos direitos e deveres, a importância de zelar pela escola e pela nossa cidade.”

A coordenadora da unidade, Elaine Granpinha Guasti ressaltou a importância de já na escola as crianças aprenderem sobre os aspectos do município. “O encontro foi muito proveitoso. Os nossos professores trabalham muito em sala de aula os aspectos do nosso município. As crianças se mostraram muito envolvidas com o assunto. Descobriram, de forma educativa, sobre a quantidade de secretarias e as competências de cada uma delas. Desse jeito, os alunos aprendem desde cedo sobre seus direitos e deveres”, finalizou a coordenadora.

Os alunos ainda receberam uma cartilha com pequenas instruções educativas que conscientizam sobre a necessidade de refletir e combater pequenas atitudes antiéticas e ilegais, que podem ser percebidas em nosso cotidiano, como se fossem situações corriqueiras e culturais.

Em parceria com a Semcont, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) fez questão que o programa “Transparência Cariacica” fosse aplicado também nas escolas da rede municipal. Outras escolas municipais também receberão a visita do programa.

Transparência Cariacica

O programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Controle e Transparência tem como objetivo levar à instituições como colégio, faculdades, associações representativas da sociedade civil, ONG´s, igrejas, empresas ou outras organizações, informações sobre às atividades desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Cariacica.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL