CIDADE

Saúde de Vitória atinge 100% de abastecimento de medicamentos

Medicamentos são entregues nas farmácias existentes nas unidades de saúde.

Em 24/12/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Carlos Antolini/PMV

Vitória irá fechar o ano com o índice de abastecimento de medicamentos de 100% no almoxarifado da rede municipal de saúde, ou seja, meta maior que a preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para disponibilidade adequada desses produtos na Atenção Básica, que é de 80%.

A Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) de Vitória é composta por 195 itens. Nesse momento, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) apresenta todos eles disponíveis para fornecimento, incluindo os fitoterápicos.

A Semus fornece medicamentos necessários aos tratamentos prescritos por profissionais habilitados da rede municipal de saúde. Eles são entregues nas farmácias existentes nas Unidades de Saúde (US) aos usuários cadastrados.

Até o último domingo (22), mais de 2 milhões de medicamentos foram dispensados à população, em quantidade suficiente para tratamento conforme apresentado em receita.

Dinamismo

A secretária de Saúde, Cátia Lisboa, explicou que o processo de aquisição e distribuição é dinâmico e ter 100% de medicamentos na rede de saúde é o resultado de um trabalho coletivo.

"Fazemos um esforço permanente para que possamos manter a qualidade no sistema de saúde de Vitória. Nossa rede está organizada com farmacêutico na equipe multiprofissional em todas as unidades de saúde de Vitória, promovendo o uso racional de medicamentos. Buscamos sempre manter a regularidade no abastecimento, principalmente para os itens voltados a doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Além disso, trabalhamos para que possamos avançar, cada vez mais, na prática do cuidado farmacêutico na rede básica de saúde", disse.

Fitoterápicos

Vitória é um dos poucos municípios no Brasil a adotar a fitoterapia na rede de saúde. A inovação possibilita que os pacientes da capital contem com medicamentos fitoterápicos dispensados com prescrição em todas as farmácias das unidades de saúde.

Situações clínicas crônicas

Na rede municipal, destaca-se a oferta de medicamentos para situações clínicas crônicas, como hipertensão arterial sistêmica, cardiopatias, diabetes mellitus, hipotiroidismo, hipertiroidismo, entre outras. (Com informações da Prefeitura de Vitória)