CIDADE

Saúde divulga 5º boletim sobre prevenção de sarampo em Vila Velha

Todas as medidas de controle e bloqueio vacinal foram adotadas.

Em 05/09/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde Vila Velha (Semsa) emitiu, nesta quinta-feira (05), o Boletim Epidemiológico nº 5 sobre o monitoramento da vacinação de rotina e medidas de prevenção sobre sarampo no município. 

Do total de 42 casos notificados, 41 foram descartados e um está sob investigação. Todas as medidas de controle e bloqueio vacinal foram adotadas pelo serviço de vigilância epidemiológica.

Estratégias adotadas 

Conforme orientação emitida pelo Ministério da Saúde, por meio da Nota Técnica Nº 191/2019, o município de Vila Velha está:

- Priorizando a vacina tríplice viral e reaprazando a vacina febre amarela para 30 dias após a administração da vacina tríplice viral, nas crianças primovacinadas e que, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, deveriam estar recebendo a primeira dose da vacina febre amarela aos nove meses de idade.

- Mantendo a vacinação de rotina contra o sarampo na população de 1 até 49 anos de idade, considerando-se o histórico anterior das vacinas que contenham componente sarampo.

- Intensificando a vigilância epidemiológica detectando precocemente os casos suspeitos de sarampo e realizando bloqueio vacinal seletivo em seus contatos diretos e indiretos.

- Imunizando as crianças de seis meses a menor de um ano de idade com uma dose da vacina tríplice viral, “dose zero”, devendo manter as recomendações estabelecidas no calendário nacional de vacinação.

A vacinação “Vila Velha Contra o Sarampo” prossegue em 17 unidades de saúde do município (exceto em Jardim Colorado e Prainha), de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h30. A US Coqueiral de Itaparica oferece o serviço em horário estendido até 21h, de segunda à quinta-feira.

Leia a integra do Boletim Epidemiológico nº 5 aqui: http://www.vilavelha.es.gov.br/paginas/saude-vigilancia-epidemiologica

LEIA TAMBÉM

Visita técnica às obras de construção de escola em Alvorada sexta-feira (6)

Acompanhado de técnicos das secretarias municipais de Educação e de Obras, o prefeito Max Filho participará, nesta sexta-feira (6), a partir das 9 horas, de uma visita técnica às obras de construção do prédio da futura Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Gil Bernardes, em Alvorada no município de Vila Velha.

Foto: Felix Falcão - Semcom/PMVV

As obras de construção da escola ficaram paralisadas por mais de 5 anos, mas foram retomadas pela Prefeitura de Vila Velha no início de 2019. Pelo planejamento da Secretaria Municipal de Educação, a escola será inaugurada no início de 2020 já estando disponível a 480 alunos de Alvorada e outros bairros da Grande Cobilândia (Região 4) para o início do próximo ano letivo.

A Umef terá uma área de 3.545,23m². O prédio contará com três pavimentos e oito salas de aula para atender crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em dois turnos (matutino e vespertino).

A escola também contará com: dois ambientes de Educação Especial; salas de informática, de contraturno (utilizada para a ministração de aulas e atividades extracurriculares), de multiuso e de robótica; biblioteca; refeitório; e uma área esportiva, com campo de futebol, quadra e vestiários.

Para a execução da obra serão investidos R$ 5.999.190,91, de recursos exclusivos da Prefeitura de Vila Velha. A empresa responsável pelas intervenções será a Radana Construções Ltda.

Serviço

Visita técnica às obras de construção da nova Umef de Alvorada
Data: sexta-feira (6);
Horário: 9 horas;
Endereço: Rua Itororó, s/n, Alvorada (próximo à garagem da Sanremo).

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL