CIDADE

Saúde treina servidores na prestação de atendimento humanizado

Noventa servidores de Vila Velha estão realizando uma capacitação.

Em 18/12/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

Noventa servidores que atuam na recepção de setores da saúde de Vila Velha estão realizando, nesta semana, uma capacitação profissional que vai resultar em maior eficiência no atendimento de usuários do sistema, tornando-o cada vez mais humanizado.

O curso de três dias, que está acontecendo no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) até esta quarta-feira (18), conta com palestras motivacionais e rodas de conversa. Os servidores estão recebendo treinamento de referências técnicas do Núcleo de Educação Permanente e Estágio (Nuepe) e da Rede de Assistência Psicossocial (Raps), respectivamente, enfermeira Nádia Alencar e os psicólogos Naara Knupp e Josélio Ferreira.

“O acolhimento não tem hora certa para acontecer. A recepção, sendo o primeiro contato do usuário com os serviços de saúde, é o setor mais cobrado para que se faça um atendimento de excelência. O primeiro impacto relacional negativo entre recepção/usuário poderá comprometer o desenvolvimento do trabalho de toda a equipe”, assinala a enfermeira Nádia Alencar, referência técnica do Nuepe.

Novo cenário

Para o psicólogo Josélio Demuner Ferreira, referência técnica da Raps, “o novo cenário de saúde remete a repensar o sujeito não só nos aspectos biológicos, mas na valorização de uma política de atenção integral, levando em consideração a dimensão física, psíquica, social e espiritual”.

Ele complementa: “A psicologia no uso de uma abordagem da análise do comportamento poderá compreender as relações existentes, pois, quando introduzido seus conceitos, tende a contribuir para a aprendizagem de novos padrões comportamentais das pessoas envolvidas, melhorando a interação entre a pessoa que recepciona e o usuário, gerando empatia e trazendo ganhos na assistência à saúde”. (Com informações da Prefeitura de Vila Velha)