TEMAS GERAIS

Saiba como solicitar 2ª via de CNH em casos de furto e roubo

A primeira coisa é providenciar o registro do Boletim de Ocorrência (BO).

Em 05/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Teve sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) roubada ou furtada? Sabia que você pode solicitar a 2ª via gratuitamente no Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES)? A Lei Estadual nº 9.795 estabelece que não seja cobrada taxa para emissão de documentos furtados ou roubados, cuja expedição seja de competência de seus órgãos. Sendo assim, o Detran|ES orienta sobre esses casos.
 
A primeira coisa é providenciar o registro do Boletim de Ocorrência (BO), que pode ser feito on-line ou em uma Delegacia, informando que a carteira de habilitação foi roubada ou furtada. Feito isso, o cidadão pode se dirigir a qualquer agência do Detran|ES (Ciretran ou PAV) para protocolar o requerimento com os documentos necessários
 
Os documentos a serem anexados no pedido são: cópia do documento de identidade ou de qualquer outro documento de identificação com foto; cópia autenticada ou original da fatura de água, luz ou telefone, expedida no prazo máximo de 90 dias em nome do usuário ou com declaração em nome de quem constar a fatura; cópia do BO; devendo conter o nome do documento roubado ou furtado; e o original para verificação.
 
Assim que o cidadão der entrada junto ao Detran|ES com a documentação exigida, o prazo para entrega da CNH, no endereço cadastrado no sistema órgão, é de até cinco dias úteis
 
No caso de motorista profissional, que para trabalhar precisa da CNH, a subgerente de Condutores do Detran|ES, Sandra Milanezzi Santório orienta que o cidadão se dirija à Central de Atendimento Renach, situada à Avenida Nossa Senhora da Penha, 1388, Praia do Canto, em Vitória, onde o procedimento é mais rápido. 
 
“É importante destacar que a isenção da taxa de emissão da 2ª via da CNH por motivo de furto ou roubo é concedida apenas aos condutores habilitados no Espírito Santo”, frisou a subgerente de condutores.
 
Fonte:Secom ES