TEMAS GERAIS

Saída temporária para Dia dos Pais é concedida para detentos no ES.

Mais de 1,5 mil detentos poderão passar o dia com a família.

Em 06/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A saída temporária de detentos para o Dia dos Pais começou nesta quarta-feira (5), no Espírito Santo. O benefício é concedido para aqueles que cumprem pena em regime semiaberto, apresentam bom comportamento e já cumpriram parte da pena.

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), 1.520 detentos que cumprem pena em regime semiaberto receberam o benefício da saída temporária e ficarão sete dias em casa com os familiares.

De acordo com a lei de execução penal, os detentos podem ter até cinco saídas por ano, durante sete dias, em um intervalo de 45 dias entre cada uma. Durante a saída, eles não podem cometer crimes, frequentar bares, bailes e festas e devem permanecer em casa durante a noite.

Em 2014, por determinação da Justiça, 1.552 detentos receberam o benefício da saída temporária no Dia dos Pais. Desse total, 44 não retornaram, ou seja, um índice de 2,8%. Porém, desses 44, 18 foram recapturados.

Crime na saída de presídio
Um detento que ganhou liberdade temporária foi baleado na manhã desta quarta-feira após sair do presídio em Linhares, na região Norte do estado. O irmão dele foi morto.

O detento estava em um carro com o irmão e dois outros presos que ganharam benefício, quando dois homens chegaram em uma moto e atiraram contra o veículo. Os suspeitos consguiram fugir.

Fonte: G1-ES