EDUCAÇÃO

Sancionada lei que cria Programa Escola Viva.

Mais do que uma escola em tempo integral, a Escola Viva agora é uma política pública.

Em 15/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Mais do que uma escola em tempo integral, a Escola Viva agora é uma política pública. A Lei Complementar Nº 799, que cria o Programa de Escolas Estaduais de Ensino Médio em Turno Único, denominado “Escola Viva”, foi publicada no Diário Oficial do Estado, nesta segunda-feira (15).

A Escola Viva proporcionará um novo modelo de Ensino Médio em turno único, com inovações pedagógicas e de gestão, orientando o jovem a ser protagonista e a construir seu projeto de vida.

Será viabilizada toda uma estrutura física e de pessoal para a implantação do Programa, onde os estudantes terão um período de turno único, com permanência de 9h30 na escola. Além disso, os professores e a equipe técnica terão regime de dedicação exclusiva para cada unidade da Escola Viva, o que garante melhores condições de atuação dos profissionais, permitindo uma maior interação com os alunos, gerando ganhos no processo de formação estudantil.

“Queremos que a Escola Viva seja uma ferramenta atrativa e de resgate para os jovens e que seja competitiva com o mundo das drogas e da violência. É por isso, que vamos priorizar bairros e regiões de vulnerabilidade social para a implantação. Esse não é só um projeto educacional, é um projeto de vida para a nossa juventude”, destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

“Estamos trabalhando intensamente para começar a experiência. O debate foi claro, onde houve um clamor dos estudantes para que não fosse implantado, inicialmente, em escolas que estão em funcionamento e a Assembleia Legislativa do Estado também deu essa indicação. Só vão sair das escolas aqueles estudantes que tiverem interesse em ir para a Escola Viva”, ressalta o secretário.

O programa Escola Viva terá um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes; acolhimento às equipes escolares e famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase prática sem laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).

Escola Viva

As bases da Escola Viva são: gestão, pedagogia e monitoramento de resultados. Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais terão dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola será de 9h30.

A Escola Viva terá um currículo diversificado, com organização curricular flexível. O currículo escolar contará com as disciplinas obrigatórias (Português, Matemática, Química, Física e etc.) e também eletivas, em que os estudantes irão escolher de acordo com seu interesse e aptidão. A escola disponibilizará um rol de disciplinas eletivas como Cinema, Teatro, Educação Ambiental, Robótica, entre outras disciplinas, oferecidas semestralmente.

Os professores que atuarão no Programa terão regime de dedicação plena, de 40 horas semanais, por meio de extensão de carga horária especial, em período diurno, totalmente cumpridas no interior das respectivas escolas, com carga horária multidisciplinar ou de gestão especializada. Os professores e coordenadores da Escola Viva deverão ser servidores efetivos do magistério público estadual. A seleção desses profissionais será feita por meio de processo seletivo e a permanência dos servidores na Escola Viva será condicionada à avaliação do seu desempenho, conforme regulamentação própria.

O modelo da Escola Viva já é sucesso em alguns estados do Brasil, como: Pernambuco, Ceará, Piauí, Sergipe, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás, implantados pelo Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE), que está apoiando a implantação da Escola Viva no Espírito Santo. O ICE é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que trabalha com o desenvolvimento de ações que promovam a qualidade do ensino e da aprendizagem na escola pública.

Fonte: SEDU