TEMAS GERAIS

Santos Dumont terá novas rotas para reduzir ruído em bairros próximos.

Novo percurso vai beneficiar cerca de 230 mil moradores da capital carioca.

Em 02/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Uma nova rota para aeronaves que pousam no aeroporto Santos Dumont (RJ) vai reduzir o nível do ruído aeronáutico nos bairros de Laranjeiras, Santa Tereza, Botafogo, Flamengo, Cosme Velho e Urca – os mais próximos ao terminal. Inicialmente, o novo percurso será realizado entre 6 horas e 7 horas, horário com maior nível de ruído por conta da pouca movimentação e barulho natural da cidade.

A rota está em teste desde o último dia 7 de janeiro, mas aprovada somente para os quatro voos que operam naquele horário. Assim que as companhias aéreas tiverem adaptado seus pilotos à nova rota, ela deverá ser estendida a outros horários, incluindo os noturnos.

No momento, a rota com menos ruído já vai ser utilizada ao menos pelos 1460 voos entre 6 horas e 7 horas deste ano, que vão deixar de passar pelas localidades próximas ao aeródromo, o que acarreta em menos ruído aeronáutico e mais qualidade de vida aos moradores destas regiões.

“O impacto da nova rota é, principalmente, o de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nas redondezas, sem acarretar prejuízos operacionais. A intenção é expandir estudos desse porte para outros aeroportos que apresentem problemas semelhantes”, analisa o ministro da Aviação Civil, Guilherme Ramalho.

Nova rota

Realizada pelo setor sul do aeroporto em sua fase final, a nova rota sobrevoa áreas menos habitadas e o mar. O percurso foi escolhido após análise comparativa de outras cinco propostas, onde vários fatores foram considerados, como a emissão de ruído sobre áreas povoadas, o tempo de voo das aeronaves, emissão de gases poluentes, aspectos operacionais de tráfego aéreo, entre outros.

O novo percurso é executado com maior precisão, em descidas contínuas, menor variação de motores e curvas estabilizadas, o que significa um menor nível de ruído e uma diminuição de consumo de combustível se comparado a outras rotas.

Outro ponto levado em consideração no estudo foi a desconcentração de pousos na cabeceira 02. Segundo manifestações feitas pelos moradores ao Ministério Público, sobrevoos para pousos na cabeceira 02 ocasionavam ainda mais ruído aos bairros próximos ao terminal. O relatório aponta, no entanto, que há boa regularidade na distribuição dos pousos pelas cabeceiras - em média, somente 27% das chegadas são efetuadas por essa cabeceira, com poucas variações ao longo dos anos.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Secretaria de Aviação Civil