TEMAS GERAIS

São Mateus conquista indicação geográfica para pimenta-rosa

Maior produtor e exportador, São Mateus conquista indicação geográfica para pimenta-rosa

Em 20/07/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Secom/PMSM

São Mateus se destaca como um grande polo de produção e é reconhecido como o maior produtor e exportador mundial de Pimenta-Rosa desde 2012. 

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou, nesta terça-feira (18), a concessão da Indicação Geográfica (IG) da Pimenta-Rosa para São Mateus. A concessão da IG fortalece o nome do Município nos mercados nacional e internacional como referência de região produtora de Pimenta-Rosa, além da cultura local, diante do produto altamente consumido.

São Mateus se destaca como um grande polo de produção e é reconhecido como o maior produtor e exportador mundial de Pimenta-Rosa desde 2012. 

>> Governo mantém estratégias de contingência da gripe aviária

A Associação de Produtores de Aroeira do Espírito Santo (Nativa) e as entidades do setor, desde 2019, buscavam o reconhecimento para o Município, com o apoio da Prefeitura de São Mateus, através da Secretaria de Agricultura, e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Estavam sendo aguardadas as avaliações do laudo que atendessem as exigências para a delimitação da área geográfica de produção da Indicação de Procedência (IP) São Mateus. 

Pimenta-rosa ou Aroeira 

A Pimenta-rosa ou Aroeira é uma espécie originária da América do Sul, com ampla ocorrência no litoral brasileiro, predominantemente nas áreas de influência do bioma da Mata Atlântica.

No Espírito Santo, a Pimenta-Rosa é explorada em praticamente todos os municípios litorâneos, basicamente nas áreas de restinga e dos tabuleiros costeiros. Nos municípios do Norte e Noroeste do Estado, é cultivada comercialmente em sistemas de monocultura e consorciada com outras culturas, tendo grande importância no mercado nacional, além de ser exportada para vários países, gerando importante fonte de renda para os agricultores e a indústria.

A espécie nativa do litoral capixaba é muito valorizada na Europa e o consumo é apreciado em todo o mundo. Por conta da valorização no exterior, a Pimenta-Rosa já desponta como um dos principais produtos de exportação do Estado. (Secom/PMSM)

Leia também:

Governo mantém estratégias de contingência da gripe aviária
Linhares: Aplicativo do Estacionamento Rotativo está disponível
Servidores do INSS voltarão a ganhar bônus de produtividade
CNH Social: inscrições abertas para mais 3.500 vagas
PGR pede acesso a postagens de Bolsonaro sobre eleições
A cada 4 horas uma mulher é vítima de violência no Brasil
Diálogo é importante para segurança das crianças na internet
Anatel amplia requisitos para certificação de Smart TV Box
Linhares receberá primeiro torneio de Pesca Esportiva
Brasil tem 21 milhões de pessoas que não têm o que comer, diz ONU

TAGS:
SÃO MATEUS | EXPORTADOR | PIMENTA-ROSA | PRODUTOR | INDICAÇÃO