CIDADE

Sábado (07), será Dia D para combate à dengue em Vitória

Moradores devem ficar atentos a locais que acumulam água.

Em 06/12/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: André Sobral - Secom/PMV

Para chamar a atenção da população no combate à dengue, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), através do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), realiza neste sábado (7), o Dia D de Combate ao Aedes aegypti. A ação contará com visitas em pontos estratégicos (oficinas, borracharias e ferro velho), exposição de maquetes e abordagens.

Equipes de Educação em Saúde estarão no Parque Municipal de Tabuazeiro, das 8 às 13 horas e na Arena Procon São Pedro, das 8 às 21 horas. Serão distribuídos materiais informativos que mostram algumas atitudes que podem prevenir as infestações dos mosquitos e a propagação de doenças.

As ações de reforço contra os mosquitos após o período de chuvas em Vitória continuam até o final de dezembro. Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Arlete Frank Dutra, essas ações buscam sensibilizar a população sobre a importância de todos combaterem o mosquito.

"Nesse período de chuvas e calor, é preciso unir esforços e intensificar os cuidados com possíveis locais que acumulam água, como vasos de plantas, reservatórios de água e pneus. A dengue pode matar, as dores causadas pela chikungunya podem limitar as atividades e a zika pode afetar bebês ainda no útero materno. Mas todas essas doenças podem ser evitadas por atitudes simples como remover os criadouros do mosquito, eliminando a água parada", explica Arlete.

LEIA TAMBÉM

Fonte do Parque Moscoso é restaurada e entregue para comemorações de Natal

A fonte Jerônimo Monteiro no Parque Moscoso volta a jorrar água para encantar os visitantes. O monumento passou por uma obra de restauro este ano. Com as luzes e enfeites de Natal da Vila do Papai Noel, a fonte vem para embelezar ainda mais o local.

A obra foi realizada em parceria com o Instituto Goia, utilizando recursos do Finisa, a partir da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). O instituto realizou a recuperação de toda a estrutura em ferro fundido, com restauração das peças danificadas e tratamento de qualquer avaria presente. Por fim, ainda recebeu acabamento e uma camada de proteção para preservá-la.

A fonte ornamental foi inaugurada em 1912 e fica situada dentro de um lago redondo do Parque Moscoso. A bacia, decorada com carracas, tem biscas de onde jorra água não potável. A bacia da fonte é sustentada por esculturas de ninfas e crianças com guirlandas, que se apoiam sobre a base ornamentada, de quatro faces. 

A fonte ficará ligada durante todo o horário de funcionamento do Parque Moscoso e pode ser visitada pelo público. Para garantir a alegria dos visitantes, a partir de quinta-feira (5), o espaço vai funcionar em horário especial: das 6 horas até meia-noite. 

Restaurações em 2019

Durante todo o ano de 2019, diversos monumentos foram restaurados na cidade de Vitória, de forma a preservar a memória e a história da capital. Além do Instituto Goia, outras peças foram restauradas por Rafael João Rodrigues. Os procedimentos foram realizados nos seguintes monumentos:

  • Monumento a Dona Domingas, localizado na praça lateral à escadaria Bárbara Lindemberg;

  • Monumento a Domingos José Martins, localizado na Praça João Clímaco;

  • Cruz Reverente da Praça do Papa;

  • Monumento ao Trabalhador na Praça Ubaldo Ramalhete;

  • Busto Dr. Zerbini na Praça Ubaldo Ramalhete;

  • Busto Ubaldo Ramalhete na Praça Ubaldo Ramalhete;

  • Busto Dr. Affonso Schwab na Praça Irmã Josefa Hosanah;

  • Realocação e construção de nova base para o Índio Araribóia na Avenida Beira Mar;

  • Restauro do Monumento “Alegoria da Indústria”;

  • Monumentos Menino com Delfim;

  • Menina com Delfim;

  • Alegoria de Inverno;

  • Alegoria de Verão;

  • Alegoria de Outono;

  • Alegoria de Primavera. 

Atrações

Ao todo, 715 mil microlâmpadas enfeitam e iluminam o Parque Moscoso. Os visitantes também podem visitar o presépio e se encantar com a ornamentação natalina, que conta ainda com uma árvore de 14 metros. Também há trenó, renas, soldados de chumbo e bonecos de Papai Noel. A expectativa é de que 2 mil pessoas visitem o local diariamente.

Já as atrações natalinas, como o trem interativo, estarão abertas das 16 horas até as 23 horas, período no qual o “bom velhinho” também abre as portas de sua “casa” para distribuir abraços e receber crianças e famílias para fotos. Haverá monitores para organizar as filas dos brinquedos. Com informações da Prefeitura de Vitória