TEMAS GERAIS

Seca faz prefeitura decretar estado de emergência em Colatina, no ES

Nível do Rio Doce está um metro e meio abaixo do normal.

Em 30/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O município de Colatina, na região Noroeste do Espírito Santo, vai decretar estado de emergência por conta da falta de chuva, segundo anunciou o prefeito Leonardo Deptulski, nesta quinta-feira (29). O nível do Rio Doce, o maior do estado, está um metro e meio abaixo do normal. A estiagem que já dura 48 dias levou o governo do estado a declarar a existência de "cenário de alerta", nesta terça-feira (27).

O problema da seca no município já atinge tanto a área rural quanto a urbana. “Vários agricultores estão sem água, vários córregos já secaram. Na zona urbana, temos uma lâmina muito pequena no Rio Doce, com dificuldade para a gente captar água, e isso está gerando falta de água em alguns bairros”, falou o prefeito.

Segundo Deptulski, medidas estão sendo tomadas para tentar amenizar os efeitos da estiagem na região. “Estamos fazendo investimento junto aos produtores rurais para aumentar a área florestada, preservar as áreas que ainda existem, ampliar os programas de 'caixa seca', que são os que, emergencialmente, atendem quando vêm as chuvas e também as ações de reservação”, destacou.

O prefeito pediu a união e colaboração do governo, prefeituras e de todos os cidadãos para ajudar no combate ao desperdício. “Tem que haver uma mobilização de todos, dos governos, das prefeituras, das empresas, da agricultura e das pessoas, porque cada um pode dar uma contribuição, ao fechar a torneira enquanto escova os dentes, enquanto toma banho, não lavar calçada, carro. Essas coisas, hoje, não cabem mais no dia a dia”, ressaltou Deptulski.

Fonte: G1-Espírito Santo