TEMAS GERAIS

Secretaria de Meio Ambiente alerta para perigo de incêndios em época de seca.

A atividade é considerada crime ambiental.

Em 13/01/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Em época de estiagem, é maior o risco de incêndios e queimadas, pois é quando o fogo se espalha mais rapidamente. Diante desse cenário atual, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços faz um alerta: as pessoas não podem queimar lixo em casa, terrenos baldios e parques. 

A atividade é considerada crime ambiental, previsto na lei federal nº 9605/1988, e essa proibição vale também para área particular. Isso porque, ao fazer a queimada, são jogados na atmosfera resíduos dos materiais, causando poluição e possíveis danos à saúde humana e animal, à flora e à fauna.

Técnicos da secretaria, principalmente os que atuam nos parques naturais, já foram capacitados para atuar em caso de focos de incêndio, mas é necessário que os moradores colaborem.

Perigo 

O secretário de Meio Ambiente e Serviços, Luiz Emanuel Zouain, lembra que, nesta época do ano, devido ao calor intenso, aos fortes ventos e à estiagem prolongada, aumenta a possibilidade de focos de incêndios florestais.

Ele ressalta que nos parques naturais, como Fonte Frande, Vale do Mulembá, Tabuazeiro e Gruta da Onça, além da Pedra dos Olhos, há servidores capacitados para atuar quando tomam conhecimento de focos ou fumaça, mas é necessário que a população colabore, não queimando restos de comida, plástico, papel, papelão, móveis quebrados, entre outros.

Prejuízos

Os incêndios causam prejuízos prejuízos materiais e colocam vidas em risco. Um simples cigarro acesso jogado pode causar um incêndio de grandes proporções. Se um munícipe vir um foco de fumaça ou fogo, deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193) ou com o Fala Vitória 156.

Secom PMV