EDUCAÇÃO

Sedu envia à Justiça lista de alunos que impedem aulas no ES.

Responsáveis pelos alunos podem ser multados em até 20 salários mínimos.

Em 10/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu) enviou à Justiça, nesta quarta-feira (9), uma lista com 180 nomes de estudantes que estão impedindo a retomadas das aulas em escolas ocupadas no estado. Os responsáveis pelos alunos podem ser multados em até 20 salários mínimos, o que chega a R$ 17,6 mil.

A Sedu disse que a Justiça ainda não se manifestou sobre a responsabilização dos alunos. Os manifestantes não quiseram falar com a reportagem.

No dia 1º de novembro, uma decisão judicial determinou a saída de qualquer indivíduo que não seja aluno regular de escolas ocupadas no estado. O juiz atendeu ao pedido da Sedu, para que as aulas voltassem a acontecer nas instituições.

A desocupação deveria ter sido feita no prazo de 24 horas, a partir da notificação dos manifestantes, que aconteceu no dia 3 de novembro.

Desocupação
No início da manhã desta quinta-feira (10), um prédio que abriga oito cursos de graduação e seis de pós-graduação, no campus da Ufes de Maruípe, foi desocupado.

“Notificaram agora pela manhã que resolveram desocupar o prédio. Nos chamaram para fazer a vistoria, a conferência da integridade do patrimônio público e, logo em seguida, fizeram a desocupação. Hoje, a gente já retoma as atividades, aqui, normalmente”, falou a diretora do campus de Maruípe, Glaucia Abreu.

Escolas ocupadas
Vinte escolas continuam ocupadas e sem aulas, no Espírito Santo, segundo informou a Sedu, nesta quinta-feira. Outras 20 unidades retomaram as atividades, mas permanecem com manifestações. Por fim, 28 escolas já foram desocupadas.

Fonte: g1-ES