TEMAS GERAIS

Sefaz multa caminhão que levava gasolina com nota irregular

Sefaz multou transportador que carregava 15 mil litros de gasolina com nota fiscal irregular.

Em 23/03/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/SEFAZ

O caso foi registrado no último sábado (19), em Itapemirim, depois que o motorista foi parado em uma blitz da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) multou um transportador que carregava 15 mil litros de gasolina comum com nota fiscal irregular, ou seja, não apropriada para a operação. O caso foi registrado no último sábado (19), em Itapemirim, depois que o motorista foi parado em uma blitz da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Segundo o auditor fiscal e subgerente Fiscal, Florentino Dalfior Junior, o motorista apresentou uma nota fiscal informando que o produto sairia de um distribuidor de combustíveis em Vila Velha para um posto de gasolina no mesmo município. Ao constatarem a inconsistência, já que o veículo foi parado no sul do Estado, os policiais federais acionaram a Sefaz.

"O motorista disse que morava na região sul e que havia esquecido a carteira de motorista em casa e estava indo buscar. O que não faz muito sentido, já que hoje em dia o documento de habilitação está disponível até nos smartphones”, disse Florentino Junior. “A suspeita é que o transportador fosse levar a carga para o Rio de Janeiro, onde a alíquota da gasolina é de 34%, contra 27% da alíquota aplicada no Espírito Santo", acrescentou o subgerente.

A carga foi avaliada em R$ 97.792,50. Já a multa aplicada foi de R$ 55.741,73. Após ser autuado, o transportador pagou a multa referente ao imposto da carga e seguiu viagem. (As informações sção da Sefaz)

Leia também:

Apenas 7% dos rios da Mata Atlântica têm boa qualidade
Depois de temporal, Petrópolis faz buscas a desaparecidos
Avião com 132 pessoas cai em área montanhosa na China
Novo temporal em Petrópolis deixa pelo menos cinco mortos
Rússia confirma que usou mísseis hipersônicos na Ucrânia
Ministro do STF determina bloqueio do Telegram no Brasil
Plataformas digitais não comprovam padrões de trabalho
Mês da mulher na Serra: idosos recebem atenção especial
Luta pela equidade de gênero no mercado de trabalho global
ArcelorMittal anuncia finalistas da 2ª edição do Prêmio Mulher

TAGS: 
NOTA FISCAL | SEFAZ | MULTA | GASOLINA | IRREGULAR | PRF