EDUCAÇÃO

Seis mil alunos se beneficiam do Educação Empreendedora

Incentiva estudantes de todo o estado a desenvolver habilidades socioemocionais.

Em 25/09/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Divulgação

Para expandir as habilidades socioemocionais e o senso empreendedor dos jovens, a DreamShaper, plataforma online de ensino que permite a criação de projetos temáticos em sala de aula, em parceria a EDP no Espírito Santo e como o apoio do Instituto EDP, que coordena as ações socioeducativas da EDP, disponibiliza para 6.500 alunos do estado o projeto Educação Empreendedora.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/vip/negocioeoportunidade 

O objetivo é desenvolver projetos de vida e plano de negócios em sala de aula e alcançar cerca de 10 mil alunos ainda esse ano.

Iniciada em 2016, a parceria com a EDP no Espírito Santo conta também com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e já impacta cerca de 100 escolas em todo o estado. A plataforma da DreamShaper é utilizada em várias disciplinas do Ensino Médio. Com ela, o professor incentiva os alunos a trabalharem de maneira transversal para que eles desenvolvam trabalhos em grupo relacionados aos aprendizados obtidos em sala de aula.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/vip/negocioeoportunidade 

“Os trabalhos em grupo sempre existiram, a grande diferença é que com a Dreamshaper esse trabalho é transformado em um projeto prático e empreendedor, no qual os alunos vão escolher um projeto-problema real para desenvolver, relacionando a disciplina escolar aos seus interesses”, explica João Borges, CEO da entidade.

Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, comércio eletrônico cresce 12%: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home  

O projeto tem como diferencial o ensino de conceitos sobre iniciativas empreendedoras, permitindo os alunos a criar e desenvolver seus próprios modelos de negócios com o conteúdo aprendido, com a ajuda dos seus professores.

Todos os professores que irão participar do projeto já foram capacitados para utilizarem a plataforma, que será usada durante todo o processo. A ferramenta combina, de forma simples e interativa, dados fornecidos pelos alunos sobre a ideia de negócio em diversos níveis, e promove um plano de ação, que compreende implementação, aplicação de recursos e avaliação das fases. Por outro lado, ajuda os professores a tornarem as suas aulas mais práticas e divertidas, criando um ambiente envolvente de ensino-aprendizagem para os seus alunos.

Durante os primeiros dois anos de parceria entre a DreamShaper e a EDP no Espírito Santo, cerca de 4 mil alunos puderam desenvolver projetos por meio da plataforma. O impacto desse trabalho foi submetido a uma avaliação externa, que revelou resultados muito positivos tanto no aprendizado dos alunos, quanto no desenvolvimento de competências socioemocionais e do mundo profissional, essenciais para o sucesso escolar, pessoal e profissional dos estudantes.

Para o diretor do Instituto EDP, Luís Gouveia, “o estímulo ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental é um dos pilares da responsabilidade social da EDP e, ao promover aprendizado e conscientização junto aos jovens, estamos colaborando para a formação de uma geração preparada para os desafios”, explica.

O projeto acompanha a implementação de medidas como a Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular, que visam atualizar a educação brasileira de acordo com as necessidades do mercado e dos próprios alunos. João Borges aponta que a DreamShaper foi desenvolvida norteada pela BNCC, e vem para ajudar as escolas a implementarem as mudanças de maneira prática.