TEMAS GERAIS

Sergipe receberá R$ 2 milhões para amenizar efeitos da seca.

Valor será usado na implementação de adutoras, carros-pipa, dessalinizadores e captação de água.

Em 04/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Ministério da Integração Nacional (MI) e o governo de Sergipe assinaram nesta quinta-feira (3) um termo de compromisso que garante R$ 2 milhões ao Estado para complementar as ações de atendimento aos núcleos urbanos em restrição hídrica. O valor será usado na implementação de adutoras emergenciais de montagem rápida, distribuição de água por meio de carros-pipa, dessalinizadores e desassoreamento para captação de água do rio São Francisco.

“O governo federal está atendendo várias demandas dos estados do Nordeste em razão da crise hídrica. Entre as formas de apoio oferecidas pelo Ministério da Integração Nacional estão as que foram assinadas junto ao governo de Sergipe, que visam a adaptação na captação da água do São Francisco, com foco no abastecimento da área metropolitana de Aracaju”, disse o ministro-interino do ministério, Carlos Vieira.

O governador Jackson Barreto afirmou que os recursos vão garantir o acesso a água para mais de 1 milhão de habitantes. “Por meio desses recursos, poderemos aprofundar um canal para facilitar a captação da água”, afirmou Barreto.

Os recursos serão transferidos por meio do Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC). As parcelas, liberadas de acordo com o cronograma previsto no Plano Detalhado de Resposta. O termo de compromisso tem vigência de um ano.

Fonte: Ministério da Integração Nacional