CIDADE

Serra anuncia novas medidas de combate ao coronavírus

Todas as medidas serão válidas, inicialmente, pelos próximos 15 dias.

Em 26/03/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: DivulgaçãoPMS/Jansen Lube

A Prefeitura de Serra anunciou, por meio do decreto Nº 5926, divulgado nesta quarta-feira (25), novas medidas de combate a propagação do coronavírus (COVID-19) no município. Todas as medidas abaixo serão válidas, inicialmente, pelos próximos 15 dias.

Medidas para redução do fluxo de pessoas

Estão suspensas as seguintes atividades:
1 - Eventos e atividades com a presença de público, ainda que previamente autorizados;

2 - Atividade coletiva de cinema;

3 - Academias de esporte de qualquer espécie e modalidade;

4 - Restrição de acesso aos parques urbanos, praças e praias do município;

5 - Boates e casas noturnas;

6 - Atendimento ao público em shopping centers e clubes recreativos. Nos shopping centers, fica autorizado apenas o funcionamento de laboratórios, clínicas de saúde, farmácias e delivery;

7 - Atendimento ao público em todas as agências bancárias e cooperativas de crédito, exceto atendimentos referentes aos programas bancários destinados às consequências econômicas do novo coronavírus, bem como atendimento de pessoas com doenças graves e caixas eletrônicos;

8 - Suspensão do funcionamento de estabelecimentos comerciais, de qualquer natureza, inclusive bares e afins, exceto: restaurantes e lanchonetes (limitado ao horário de 16h para atendimento e consumo e aqueles localizados às margens de rodovias federais), clínicas médicas, laboratórios, farmácias, supermercados, minimercados, mercearias e similares, padarias (exclusivamente para venda de produtos), lojas de conveniências (exclusivamente para venda de produtos), açougues, peixarias, postos de combustíveis, operações de delivery, pets shops e casas de ração;

9 - Funcionamento de salões de beleza, centros estéticos e tatuagens;

10 - Atividades de sauna e banho;

11 - Parques de diversão e temático;

Os secretários municipais também poderão adotar as medidas necessárias para suspensão de eventuais alvarás de funcionamento, com o objetivo de cumprir as medidas previstas no decreto divulgado.

A Vigilância Sanitária também criou a Portaria 12/2020, com orientações que devem ser seguidas pelo comércio que permanecer aberto. 

Qualquer estabelecimento que esteja realizando atendimento a clientes deve tomar medidas para evitar aglomeração, especialmente de idosos e pessoas com síndromes gripais. Também deve disponibilizar pia, papel toalha e sabonete ou álcool a 70%. Outra determinação é manter o ambiente arejado.

Comerciantes que não cumprirem com as medidas poderão ser notificados e autuados. (Com informações da Prefeitura de Serra)