CIDADE

Serra: Cidade humana, inteligente, criativa e sustentável

O projeto vai envolver todos os setores da administração e está para além da gestão atual.

Em 30/11/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Edson Reis-Secom/PMS

Segundo o IBRACHICS, uma Cidade Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável é aquela que faz uma gestão integrada, integral, sistêmica e transversal de suas cinco camadas.

A Prefeitura de Serra deu um importante passo para tornar a cidade humana, inteligente, criativa e sustentável. Na manhã desta segunda-feira (26) a administração autorizou o início da prestação de serviços pelo Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (IBRACHICS).

O projeto trabalha questões de inteligência aplicadas à governança, pessoas, ambiente, mobilidade, vida, economia e financiamento. Durante a cerimônia, o prefeito Sérgio Vidigal, comentou que o projeto é transversal, ou seja, vai envolver todos os setores da administração e está para além da gestão atual.

“Estamos todo o Executivo, o Legislativo, o setor produtivo e as organizações porque as mudanças irão possibilitar conquistas permanentes para a população”, afirma o prefeito

A secretária de Planejamento Estratégico e Tecnologia da Informação, Juliana Prado, disse que por meio da implantação das ações o atendimento à população será otimizado, porque os serviços da prefeitura estarão mais integrados e ágeis.

“Consideramos que o importante é usar a tecnologia a favor das comunidades”, pontua Juliana

O presidente do IBRACHICS, André Gomide, informou será feito um plano estratégico de acordo com as potencialidades e gargalos do município. O primeiro passo para implantação do projeto será um treinamento que acontece nesta quinta-feira (02) e envolverá representantes de todas as secretarias municipais.

Cidades Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (CHICS)

Segundo informações do Instituto, uma Cidade Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável é aquela que faz uma gestão integrada, integral, sistêmica e transversal de suas cinco camadas: as pessoas; o subsolo; o solo; a infraestrutura tecnológica; e as plataformas: Internet das coisas, Inteligência Artificial e Blockchain, construindo uma cidade boa para viver, para estudar, para trabalhar, para investir e para visitar, de forma sustentável, criativa e com alta qualidade de vida. 

As CHICS utilizam as tecnologias da informação e da comunicação (TIC), a Internet das Coisas (IoT), a Inteligência Artificial (IA) e a Blockchain (Bcn) como meio para ter eficiência e eficácia na gestão. Ela se organiza, planeja, e executa ações, estabelecendo sistemas entre governo, empresas, academia, ONGs e comunidade, que interagem de forma coletiva, utilizando a criatividade social, econômica, cultural e política de forma inteligente, tendo como finalidade a melhora da qualidade de vida e o aumento da FIB (Felicidade Interna Bruta) de sua população.

Leia também:

Vitória terá grupamento inédito em relação a trânsito no Brasil
Defesa Civil registra 15 pessoas desabrigadas após temporal
UPA de Riviera da Barra já tem data para ser inaugurada
Ônibus rosa para vacinar contra covid e influenza em Vitória
Prefeitura repassa R$ 936 mil para melhorias em 38 escolas
Serra inicia ações de incentivos a empreendimentos inovadores
Black Friday: Procon de Vila velha realiza ações no comércio
Procon Vitória fiscaliza comércio na véspera da Black Friday
Fiscalização do Procon Serra está nas ruas nesta black friday
Serra dá posse a conselhos que vão impulsionar a economia

TAGS:
SERRA | INTELIGENTE | CRIATIVA | SUSTENTÁVEL | SÉRGIO VIDIGAL | HUMANA