CIDADE

Serra fiscaliza som alto, churrasco e ocupação nas praias

Se o usuário insistir em descumprir a determinação do fiscal, ele será multado.

Em 03/01/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Verão é tempo de movimento intenso nas praias. Para preservar as belas paisagens do município e a tranquilidade dos frequentadores, a Prefeitura de Serra, está fiscalizando as faixas de areia com foco na conservação da restinga, limitação do volume do som e também na orientação quanto à fazer churrasco na praia.

A abordagem será educativa, no primeiro momento. No entanto, se o usuário insistir em descumprir a determinação do fiscal, ele será multado. Os valores da penalidade vão de R$ 500 a R$5 mil, em caso de pessoa física.

Conheça as regras para não ser pego de surpresa:

· Restinga: segundo determina a legislação federal, essa cobertura vegetal não pode ser danificada. Isso significa que as pessoas não podem pisar, montar barracas, deitar, estacionar ou qualquer outra ação que cause lesão à formação vegetal.

· Caixas de som: veículos não podem estar com som alto de maneira a causar incômodo aos outros frequentadores da praia. A legislação do município proíbe a utilização de equipamentos produtores e amplificadores de som em veículos automotores, assim como aparelhagens de som instaladas em vias públicas Além da multa, os infratores podem ter os equipamentos apreendidos.

· Churrasco na praia: somente é permitido longe da restinga, já que a vegetação é considerada área de proteção permanente e exerce papel essencial para proteger as praias da erosão.

Resultados

A fiscalização começou no último dia 29, nas praias de Jacaraípe, Carapebus, Balneário Carapebus e Bicanga. Foram retirados sete veículos que estavam estacionados em área de restinga. Turistas que estavam fazendo churrasco ocupando a vegetação também foram orientados a se retirar do local. (Com informações da Prefeitura de Serra)