CIDADE

Serra inicia estudos para cerco eletrônico de segurança

Nos próximos 90 dias serão levantados os locais de instalação dos pórticos com as câmeras.

Em 13/01/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/PMS

A ideia é integrar o sistema aos cercos inteligentes federal e estadual, como destaca o secretário de Defesa Social, Fabrício Dutra.

A Prefeitura de Serra iniciou os estudos para implantação do Cerco Eletrônico de Segurança no município. Composto por câmeras de vídeo instaladas em pontos estratégicos, o sistema é capaz de identificar placas de veículos furtados ou roubados. 

De acordo com o secretário de Defesa Social, Fabrício Dutra, nos próximos 90 dias será elaborado pela secretaria um parecer técnico por meio do qual serão levantados os locais de instalação dos pórticos com as câmeras e avaliadas outras questões de ordem técnica. 

“O estudo vai informar os pontos, de acordo com indicadores de criminalidade e aspectos físicos locais, que indicarão se a rede utilizada será via rádio ou fibra ótica", explica o secretário.

A ideia é integrar o sistema aos cercos inteligentes federal e estadual, como destaca o secretário.

“A dinâmica do funcionamento dos cercos pressupõe este trabalho integrado, pois muitos dos pontos são instalados nos limites entre municípios. Além disso, o município da Serra é cortado por uma grande via federal, a BR 101, e outra estadual, a ES 010, por isso a integração entre instâncias governamentais é primordial para a plena eficácia do sistema”. 

Atualmente a Serra conta com 163 câmeras convencionais de videomonitoramento. Com a implantação do Cerco, o sistema passará a contar com a tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres (OCR), com possibilidade também de utilizar recursos de identificação facial. (Com informações da Secom/PMS)