CIDADE

Serra investirá 80 milhões para construir novas creches e escolas

Cerca de 400 empregos diretos serão abertos na área da construção civil.

Em 24/06/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Everton Nunes/Secom-PMS

A Prefeitura Municiopal de Serra não para de investir em qualidade de vida para a população. Só para a área da educação, 14 novas creches e escolas de ensino fundamental serão entregues, com mais de 5.500 vagas para crianças, adolescentes, jovens e adultos estudarem no município. O investimento é de, aproximadamente, R$ 80 milhões.


Segundo o prefeito de Serra, Audifax Barcelos, além das novas estruturas reforçarem a educação na cidade, que já é a maior do estado com 139 unidades de ensino, movimenta a economia local, pois, sempre é pedido à empresa ganhadora da licitação que contrate mão de obra local.

“Durante a construção dessas novas unidades de ensino, acreditamos que cerca de 400 empregos diretos serão abertos na área da construção civil, para os cargos de pintor, ajudante de obra, pedreiro, encanador, telhador, engenheiro civil, engenheiro eletricista, arquiteto, entre outros”.

Já estava na programação da prefeitura a construção, até o fim do ano que vem, de seis novas unidades de ensino, sendo cinco supercreches e uma escola, que vão atender mais de 2.100 crianças, adolescentes, jovens e adultos. Quatro obras já se encontram em andamento e outras duas em fase de projetos. 

Com a ida de Audifax a Brasília, na última quarta-feira (12), foi garantido pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, recurso para a construção de mais oito creches e escolas no município. “Agora, com a conquista, serão 14 novas supercreches e escolas de ensino fundamental para toda a população, com mais de 5.500 vagas”, disse o prefeito.

O professor Carlos Alberto Decotelli, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), afirmou durante a visita que está empenhado em ajudar a cidade. “O Espírito Santo é sempre bem-vindo. O FNDE está disposto a fortalecer a educação em Serra”.

O secretário de Educação de Serra, Gelson Junquilho, informou que à medida que o FNDE começar a disponibilizar o dinheiro, cuja expectativa é julho, será iniciado o processo licitatório das novas obras. Para o secretário da pasta, as estruturas vão fortalecer a educação no município e gerar mais qualidade de vida para as pessoas. 

Rede de ensino

Hoje, Serra possui a maior rede de ensino do Estado do Espirito Santo, atendendo 100% da demanda de crianças de 4 e 5 anos e do ensino fundamental. Ao todo, são 139 unidades escolares, sendo 67 Escolas Municipais de Educação Fundamental (EMEF's) e 72 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI's).

Em 2013, no início do primeiro mandato da atual gestão, eram 58 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). Em menos de sete anos, já são 72 unidades. Um total de 14 creches construídas nesse período para crianças de 0 a 5 anos, equipadas com toda a estrutura necessária para o desenvolvimento dos pequenos.

O que vem por aí

CMEI's
Central Carapina; 
Vista da Serra II; 
Colina da Serra; 
Bairro de Fátima;
Campinho da Serra I; 

EMEF's
Divinópolis

Novas unidades pleiteadas em Brasília:

CMEI's
Jacaraípe;
Alterosas;
Bicanga;
Serra Dourada;

EMEF's
Jardim Tropical;
Jacaraípe; 
Cidade Pomar; 
Jardim Bela Vista; 

Saiba mais:

Valores

Em Serra, valores como ética, solidariedade, paz, amor ao próximo e ação correta são aprendidos em sala de aula. A metodologia de ensino do programa Educação em Valores Humanos está avançando no município e contagiando estudantes e familiares. As equipes pedagógicas também estão revolucionando as práticas em sala de aula com o lema da Secretaria Municipal de Educação: “Escola que Acolhe, Escola que Transforma”.

Tempo integral

Um novo modelo de ensino e escola começou a ser implementado em Serra em 2019. A Emef Profª Eulália Falquetto, em Vila Nova de Colares, já está aplicando a educação em tempo integral, que contempla os estudantes em suas totalidades como seres humanos, com ações voltadas para o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade, emoção e territorialidade.

LEIA TAMBÉM

Sine da Serra abre 87 vagas para cursos gratuitos

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Serra (Seter) abre nesta terça-feira (25), inscrição para cursos gratuitos. Ao todo são 87 vagas.

Sine da Serra abre 87 vagas para cursos gratuitos

 FOTO: Jansen Lube/Secom-PMS

Tem oportunidade para quem deseja aprender sobre: montagem e manutenção de computadores (43 vagas), informática avançada (27) e instalação hidráulica (17). Os dois primeiros cursos possuem carga horária de 80 horas, já o último a jornada de estudo será de 200 horas.

Os interessados devem se inscrever no laboratório de qualificação, número 2, localizado em frente ao Sine de Serra, em Portal de Jacaraípe, a partir das 8 horas. Senhas serão distribuídas no local e o cadastro será feito por ordem de chegada. Os estudantes devem comparecer ao local, com cópia do RG, CPF, comprovante de residência e carteira de trabalho.

Para participar do curso de informática e manutenção de computadores é preciso: ser morador de Serra, ter idade mínima de 15 anos e estar cursando, pelo menos, o 5° ano do ensino fundamental I (antiga 4° série). As aulas serão aplicadas, no Pró- Cidadão, no turno da manhã, das 8h às 12 horas, e da tarde, das 13h às 17 horas.

Já para se inscrever para as aulas de instalador hidráulico é necessário ser morador de Serra, ter idade mínima 16 anos e o Ensino Fundamental I completo (9º ano/ 8º série). As aulas acontecem no Pró-Cidadão, das 8 horas ao meio-dia.

O secretário da Seter, Roberto Carlos, afirma que a Prefeitura Municipal de Serra trabalha para oferecer qualidade de vida para a população, principalmente, por meio de capacitação e oferta de vagas de emprego. “Peço aos interessados que aproveitem as oportunidades e se empenhem para aprenderem o máximo que puderem das matérias. Como professor, sei da importância da educação e da capacitação dos profissionais para trazer benefícios, não só intelectuais, mas, financeiros e sociais”, frisou.

Saiba mais: 

MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES (43 VAGAS) 
Carga horária: 80 horas
Início: 01/07 a 26/07
Aula: turnos matutino (8h às 12 horas) e vespertino (13h às 17 horas).
Local do curso: Pró-Cidadão
Pré-requisitos: ser morador da Serra, ter idade mínima de 15 anos e estar cursando, pelo menos, o 5° ano do ensino fundamental I (antiga 4° série)
Documentos necessários cópia: RG, CPF, CTPS e comprovante de residência.

INFORMÁTICA AVANÇADA (27 VAGAS)
Carga horária: 80 horas
Início: 01/07 a 26/07
Aula: turnos matutino (8h às 12 horas) e vespertino (13h às 17 horas).
Local do curso: Pró-Cidadão
Pré-requisitos: ser morador da Serra, ter idade mínima de 15 anos e estar cursando, pelo menos, o 5° ano do ensino fundamental I (antiga 4° série)
Documentos necessários cópia: RG, CPF, CTPS e comprovante de residência.

INSTALADOR HIDRÁULICO (17 VAGAS)
Carga horária: 200 horas
Início: 15/07 a 28/09
Aula: turno matutino (8 horas ao meio-dia)
Local do curso: Pró-Cidadão.
Pré-requisitos: ser morador da Serra, ter idade mínima de 15 anos e estar cursando, pelo menos, o 5° ano do ensino fundamental I (antiga 4° série).
Documentos necessários cópia: RG, CPF, CTPS e comprovante de residência.

ATENÇÃO:

- As senhas serão distribuídas em frente ao Sine, no laboratório 02 da qualificação.
- A inscrição só será efetivada mediante documentações completa. Ou seja, não será aceito documento entregue posteriormente.
- Lembrando: o aluno evadido de qualquer curso da Seter não poderá executar os cursos novamente em um período de 1 ano.
- Informações ou dúvidas: favor procurar o departamento de qualificação profissional ou entrar em contato nos telefones: 27 /3252-7118/ 3252-7420. ​

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL