CIDADE

Serra oferece teste gratuito para identificar dependência de cigarro

O Programa de Controle ao Tabagismo começará a ser oferecido a partir de quarta (28).

Em 27/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Revista W3 - Reprodução

Moradores do Município de Serra que quiserem se livrar do vício do cigarro terão uma oportunidade nesta quarta-feira (28). A Unidade Regional de Saúde de Serra Dourada, em Serra, vai oferecer testes para identificar grau de dependência, em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado nesta quinta-feira (29). O evento começa às 8 horas e inclui uma roda de conversa sobre dependência.

O Programa de Controle ao Tabagismo, que já funciona em outras unidades do município, vai começar a ser oferecido também na Unidade de Serra Dourada a partir desta quarta-feira (28). Os participantes já estão pré-inscritos, mas a ideia é formar novos grupos posteriormente.

Cerca de 500 pessoas por ano procuram o Programa de Controle ao Tabagismo de Serra. O acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos.

Caso seja necessário, o tratamento também inclui medicação específica (como adesivo de reposição de nicotina, goma de mascar, comprimido para controle de ansiedade) para ajudar no período de adaptação sem o cigarro. Essa necessidade é avaliada com atendimento clínico e teste do nível de dependência.

Onde buscar o serviço:

- De segunda a sexta, das 7 às 17h. 

- Locais:

  • Unidade Regional de Saúde de Boa Vista

  • Unidade Regional de Saúde de Novo Horizonte

  • Unidade Regional de Saúde de Feu Rosa

  • Unidade Regional de Saúde de Jacaraípe

  • Unidade Regional de Saúde de Serra Sede

  • Unidade Regional de Serra Dourada

LEIA TAMBÉM

Produto vencido ou estragado? Saiba como denunciar na vigilância Sanitária

Como agir quando um produto está vencido na prateleira do supermercado? E se, após ingeri-lo, o consumidor passar mal?

Produto vencido ou estragado? Saiba como denunciar na Vigilância Sanitária

 Foto: Site PixaBay

A Vigilância Sanitária de Serra recebe queixas como essas. Todas as queixas são apuradas, mas é importante o consumidor ter ciência que quanto mais informação ele passar na denúncia, mais precisa a fiscalização será. A vigilância orienta que a pessoa fique atenta aos detalhes.

Os dados mais importantes em uma denúncia são o número do lote do produto, marca, validade, data de fabricação e CNPJ do fabricante.

“Com essas informações, a ação da Vigilância Sanitária se torna mais eficaz, pois quando os fiscais chegam ao estabelecimento sabem exatamente o que procurar”, explicou a gerente da Vigilância Sanitária de Serra, Geane Sobral.

E como formalizar a denúncia? Fotos do rótulo do produto, contendo as informações necessárias, podem ser enviadas para a Vigilância Sanitária pelo e-mail apoio.visa@serra.es.gov.br. O consumidor também pode ligar para 0800 2839 80 ou ir à página da Ouvidoria, no endereço http://transparencia.serra.es.gov.br/.

Dicas para as compras e consumo:

- Fique atento à validade do produto e observe as condições da caixa ou da embalagem. É preciso verificar se está úmida, amolecida, com furos, rasgada ou se está aberta. Essas condições podem oferecer riscos ao consumidor. Nesses casos, evite a compra.

- Em casa, o produto deve ser guardado em local e/ou recipiente de acordo com a orientação do rótulo, e deve ser consumido dentro do prazo de validade.

- Ao consumir o produto, observe a borda da embalagem e veja se há incrustações, bolhas de ar, estufamento ou mofo, por exemplo. Antes de misturá-lo a outros alimentos, observe cor, cheiro e sabor.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL