CIDADE

Serra orienta sobre os procedimentos do aluguel social

Moradores que estiverem em estado de vulnerabilidade social podem solicitar o benefício

Em 22/04/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

O Aluguel Social, que hoje tem o valor de cerca de R$ 360, tem duração de seis meses prorrogáveis por mais seis.

Os moradores que estiverem em risco habitacional podem fazer a solicitação do Aluguel Social da Prefeitura de Serra. O primeiro passo é pedir, através dos telefones: 99938-9500, 190 e 193 (Ciodes), uma vistoria da Defesa Civil, que irá fazer uma análise do imóvel e após comprovação de que o mesmo é inabitável emitir um laudo de interdição para o morador.

Outros documentos como: CPF, Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Carteira e Comprovante de Renda, CadÚnico atualizado e Comprovante de Residência também são solicitados. Hoje o programa atende mais de 300 famílias.

O Subsecretário Municipal de Habitação, Stefano Andrade, afirmou que é missão da secretaria e da gestão Vidigal acolher os moradores da Serra que se encaixam nos requisitos para receber o benefício.

“O prefeito Sergio Vidigal nos confiou a missão de acolher as famílias em situação de rua, ou que tiverem suas residências atingidas por catástrofes naturais ou com mulheres vítimas de violência doméstica. Realizamos sonhos da casa própria ou a oportunidade de um lar para os moradores do município", disse.

Luciana Correa é uma das beneficiárias e conta que o Aluguel Social trouxe mais dignidade em tempos difíceis que enfrentou com o ex-marido. Mãe de três filhos, ela diz que essa ajuda veio em ótima hora.

“Eu tinha que decidir ou pagar o aluguel ou comprar comida para meus filhos. Me vi em situação de rua com meus filhos. Fui então atendida na Secretaria de Habitação e recuperei minha dignidade. Fui obrigada por meu antigo companheiro a abandonar a casa e hoje tenho medida protetiva. Sou muito grata à prefeitura por esse benefício", comemorou.

O Aluguel Social, que hoje tem o valor de cerca de R$ 360, tem duração de seis meses prorrogáveis por mais seis. Em casos emergenciais ele pode ser concedido por três meses.

Casos como chuva intensa, deslizamento e risco estrutural são os principais motivos para o recebimento do benefício, mas o mesmo irá passar por uma reestruturação, de acordo com a Gerente do Departamento de Habitação e Interesse Social, Juliana Faria.

“A gestão Vidigal está sempre pensando no que é melhor para os munícipes e, por essa razão, o modelo atual do Aluguel Social irá passar por reformulação, a fim de atender a uma nova realidade em nosso município e dar cada vez mais dignidade a quem utiliza o benefício", concluiu.

Serviço

Aluguel Social
Defesa Civil: 99938-9500/190/193 (Ciodes)

TAGS:
EMPREGO   |   PIB   |   ECONOMIA   |  PEQUENOS   |   PRODUÇÃO   |   INDUSTRIA   |   PRÉ-SAL   |   SELIC