CIDADE

Serra tem mutirão para pacientes em filas de cirurgias

Mutirão para mais de 600 pacientes na fila das cirurgias vascular e ginecológica.

Em 03/07/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Para tirar mais de 600 pessoas da fila de espera, o munucipío de Serra firmou parceria com o Governo do Estado do Espirito Santo, para a realização de cirurgias ginecológica e vascular. A partir de hoje (03), o município vai fornecer transporte para os pacientes durante todo o processo de pré e pós-operatório.

O mesmo mutirão foi realizado em outubro de 2018, foi interrompido pelo governo estadual e está sendo retomado agora.

Os 622 pacientes beneficiados por essa parceria já estão cadastrados na base do Estado por meio do Sistema Nacional de Regulação. Um total de 376 pessoas têm indicação para cirurgia ginecológica e outras 246, para vascular. Em média, eles aguardavam há oito meses.

O mutirão diminuirá essa espera e os pacientes já estão sendo convocados pela Secretaria de Saúde de Serra para receber instruções sobre o procedimento e o comprovante de agendamento.

As cirurgias serão realizadas no hospital localizado em Santa Leopoldina.

MAIS NOTÍCIAS

Pai volta para sala de aula para aprender a se comunicar com filho surdo

Aos 47 anos de idade, Ricardo Rodrigues da Silva morador do município de Serra, decidiu voltar para a sala de aula para aprender a se comunicar com o filho Felipe Ramos, de 18 anos, que é deficiente auditivo.

Pai volta para sala de aula para aprender a se comunicar com filho surdo

Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Com nenhum entendimento de Libras (Língua Brasileira de Sinais) a comunicação em casa, antes das aulas, era baseada em alguns sinais, que facilitavam a convivência. “Ele faz muita leitura labial e eu me virava com alguns gestos, mas para melhorar a nossa comunicação resolvi fazer as aulas gratuitas de Libras da professora Celia, na Emef Leonel de Moura Brizola. E não me arrependo”.

Felipe Ramos perdeu a audição aos 10 meses de vida por causa da meningite. Ricardo conta que as aulas têm aproximado ele e o filho. “Ele sempre aprendeu Libras na escola, mas eu não sabia nada. Quando meu filho descobriu que eu estava interessado em aprender a língua dele, ficou muito feliz e começou a me ajudar nos estudos”.

Emocionado, o pai relata que, com as aulas, conseguiu descobrir, depois de 18 anos, qual é o sinal de identificação dele para o filho. “Descobri como ele me chama! Estou muito feliz, principalmente porque agora consigo falar para ele: eu te amo”.

Voluntariado

Histórias como a de Ricardo e Felipe são possíveis graças à dedicação de professores, como Célia Valério, que reserva algumas horas da sua rotina para se dedicar ao voluntariado e ao ensino da Libras.

Com o projeto “Mãos que transformam vidas”, a pedagoga e especialista em deficiência mental, intelectual e surdez, está quebrando preconceitos, aproximando familiares e amigos e mostrando uma nova fonte de renda e trabalho para a população, que é o trabalho como intérprete de Libras.

COMPRE PRODUTOS RACCO PELO SITE

“A gente passa por tanta dificuldade para alcançar as coisas, que não podemos guardar conhecimento. Temos que transmitir para quem quiser aprender, principalmente dentro de comunidades carentes”, disse Célia.

A professora afirma que já trabalha com o serviço voluntário há 11 anos, sendo sete com Libras. No município de Serra, o projeto foi implantado este ano na escola municipal Leonel, em Bairro das Laranjeiras. As aulas acontecem todo terça-feira, das 18 às 20 horas. “Estamos construindo um trabalho voltado para os valores humanos, a cultura, a arte e a língua de sinais”.

CONTINUE LENDO

Novo sistema de protocolo será implantado neste mês em Serra

A Prefeitura municipal de Serra começará a utilizar, ainda neste mês, um novo sistema de protocolo que vai melhorar e agilizar o atendimento à população e o controle dos processos internos. Essa mudança é o primeiro passo para um projeto de digitalização de processos na administração municipal.

Novo sistema de protocolo será implantado neste mês

Foto: Divulgação - Secom/PMS

Cerca de 200 servidores que usam o sistema de protocolo vão passar por treinamento nesta quarta (3) e quinta (4), na Faculdade Multivix, em Laranjeiras.

De acordo com o secretário de Administração e Recursos Humanos (Sead), Anckimar Pratissolli, passarão pelo treinamento todos os servidores que usam o sistema de protocolo para atendimento à população ou para manuseio de processos. De acordo com ele, além de facilitar o trabalho dos servidores, o novo sistema trará benefícios à população, que terá mais agilidade para protocolar demandas e mais controle do andamento dos pedidos.

“Esse novo sistema é o início de um projeto maior da prefeitura de implantação da digitalização de processos, onde vamos eliminar o papel e tudo será digital”, disse o secretário. 

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL