TEMAS GERAIS

Serra vai ganhar novo centro de tratamento para dependentes químicos.

A previsão de entrega é julho de 2017.

Em 07/06/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Um dos problemas sociais mais graves dos municípios brasileiros – o envolvimento de jovens no mundo do álcool e das drogas – está sendo enfrentado pela Prefeitura da Serra com a criação de um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), um espaço para acolhimento e tratamento de pessoas de até 18 anos com dependência química. O local é um Centro de Tratamento de Toxicômanos.

A subsecretária de Administração em Saúde, Cristiane Stem, explicou que hoje já existe um CAPs para o público adulto em Laranjeiras e, agora, o novo espaço público vai dar um atendimento diferenciado, já que crianças e adolescentes envolvidos com drogas precisam receber tratamentos específicos.

“Até por ser um usuário que tem de ter um tratamento e acompanhamento específico, com programas especiais que envolvam o usuário e a família, este espaço vai trazer uma nova perspectiva nesta área”, disse a subsecretária, acrescentando que os profissionais do município conhecem esta realidade e recebem várias demandas da Justiça de jovens dependentes químicos que precisam deste acolhimento.

O novo CAPs vai funcionar ao lado do hospital Dório Silva, em Morada de Laranjeiras, em um espaço de 720,63 metros quadrados de área construída, que vai comportar salas de oficinas, auditório, farmácia, consultórios e refeitório, em uma construção moderna, com reservatório para aproveitamento de águas das chuvas para fins não potáveis.

A previsão de entrega é julho de 2017, começando a funcionar ainda neste ano. O local será referência para atendimento de crianças e jovens em risco de álcool e drogas e também atendimento para saúde mental. Serão atendidos aproximadamente 45 pacientes por dia, de segunda a sexta. O serviço é chamado de "porta aberta", ou seja, qualquer pessoa que precise do atendimento e se dirigir ao local receberá acolhimento. 

A obra amplia a oferta de serviços para este público na Serra. O local vai contar com equipe multidisciplinar, formada por diferentes profissionais da saúde, entre eles: médicos, assistentes sociais, enfermeiros e psicólogos, entre outros.