TEMAS GERAIS

Serra vai reforçar fiscalização ambiental com criação de grupo

O decreto foi assinado pelo prefeito Audifax Barcelos.

Em 12/09/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Prefeitura da Serra, na Grande Vitória, vai reforçar a fiscalização ambiental, por meio da criação do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal, primeiro do tipo a ser implantado no Espírito Santo. O decreto assinado pelo prefeito Audifax Barcelos que dispõe sobre a criação foi publicado na última terça-feira (5).

A iniciativa vai contribuir para fortalecer as ações da fiscalização ambiental no município e as operações de combate ao descarte irregular de lixo e entulho. Entre as atribuições do Grupamento Ambiental estão o apoio às atividades da Defesa Civil e participação em atividades e campanhas educativas voltadas ao meio ambiente.

Inicialmente, o grupamento vai contar com seis agentes, integrantes da primeira turma da GCM. Com a contratação dos demais Guardas Civis Municipais aprovados no último concurso, o efetivo da unidade vai aumentar gradativamente.

Como parte das ações de composição do grupamento, vai acontecer, entre os dias 25 e 29 de setembro, o Curso de Patrulhamento Ostensivo Ambiental Básico, ministrado pelo Batalhão de Polícia Ambiental. A capacitação vai ter 40 horas de duração, com 20 vagas a serem destinadas a guardas civis municipais e agentes da fiscalização ambiental.

O curso vai ser ministrado no auditório da APA Lagoa de Jacuném, em Barcelona, local que vai abrigar as instalações do Grupamento Ambiental da GCM, a nova sede do Batalhão de Polícia Ambiental e instalações da fiscalização de meio ambiente.

(Foto: Sese/ PMS)