CIDADE

Serra + Você em Residencial Jacaraípe neste sábado (21)

O evento será realizado na rua Américo de Oliveira, das 8h às 12h.

Em 18/12/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Everton Nunes/PMS

Corte de cabelo, atendimento médico, orientações do Procon, Cadastro Único, vacinação e muito mais! Tudo no mesmo lugar! O Serra + Você desembarca em Residencial Jacaraípe neste sábado (21). O evento será realizado na rua Américo de Oliveira, das 8h às 12h.

A ação que é realizada uma vez por mês em um bairro diferente contará diversas tendas com serviços oferecidos gratuitamente pela prefeitura. Os moradores poderão, por exemplo, ser encaminhados para vagas de empregos, se inscrever em cursos gratuitos, atualizar ou fazer o Cadastro Único para receber benefícios como Bolsa Família, tirar dúvidas sobre direitos do consumidor, receber kits de saúde e higiene bucal, colocar o cartão de vacinação em dia, entre outras facilidades.

Também haverá aula de zumba e recreação para criançada, com oficinas, pintura de rosto, competição de embaixadinhas, brinquedos infláveis e distribuição de picolé e pipoca.

LEIA TAMBÉM

alvará em 24 horas e dispensa sanitária ajudam empreendedor em 2019

Em 2019, as ações da Vigilância Sanitária desburocratizaram o processo de licenciamento, facilitando a vida do empreendedor. O alvará sanitário passou a ser expedito em 24 horas, foi definida a dispensa sanitária para diversos empreendimentos e novas atividades econômicas passaram a ser licenciadas pelo próprio município de Serra.

A partir deste ano, o alvará sanitário passou a ser expedido em 24 horas para atividades consideradas de baixo risco por meio do www.simplifica.es.gov.br. Antes, o prazo era de 40 dias.

Ele é válido para os que estão abrindo suas empresas ou alterando seu contrato social. A ideia é que em breve, os novos negócios ou aqueles que precisam, apenas, se regularizar, também possam solicitá-lo via Simplifica ES.

Peixarias, funerárias e hortifrutigranjeiros, por exemplo, agora são dispensados de qualquer ato público para liberação e funcionamento, incluindo a licença sanitária, assim como muitas outras atividades definidas no decreto nº 5.515 de 2019.

Serra foi o primeiro município do Estado a definir as próprias regras para a dispensa sanitária. O objetivo é simplificar e desburocratizar a vida do empreendedor, e com isso fortalecer a economia municipal.

O município também passou a licenciar mais quatro tipos de atividades econômicas. São elas: empresas de radiodiagnóstico; laboratórios de controle de qualidade; atividades de fabricação de sorvete e outros gelados; e fabricação de produtos de panificação industrial.

Outra ação da Vigilância Sanitária em 2019 foi a ampliação do tempo de renovação do alvará sanitário de 01 para 03 anos.(Com informações da Prefeitura de Serra)