EDUCAÇÃO

Servidores da Ufes aderem à greve e professores aguardam assembleia.

Sindicato ainda não informou quais serviços serão afetados.

Em 29/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Servidores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), representados pelo Sindicato dos Trabalhadores na Ufes (Sintufes), aderiram à paralisação nacional e iniciaram a greve nesta quinta-feira (28).

Já os docentes, representados pela Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), vão decidir sobre a adesão à greve na terça-feira (2), em assembleia realizada com o professores.

Uma assembleia do Sintufes ocorreu durante a manhã para definir o comando de greve, que determina quais setores ficarão parados e quais serviços ainda estarão disponíveis para a comunidade acadêmica. Os campi de São Mateus, Alegre e Maruípe da universidade também participam do movimento.

Os servidores, que somam 2.200 trabalhadores, pedem reajuste salarial que reponha as perdas acumuladas, aprimoramento da carreira, revogação da lei que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, e lutam contra o pacote de cortes do governo federal, com ajuste fiscal em áreas como Saúde e Educação.

No Hospital Universitário (Hucam), a greve começa a partir do dia 1º de junho. Durante uma assembleia que também acontece hoje, os servidores decidem quais serviços ficarão disponíveis para população.

Docentes
Já os 1.700  docentes da universidade, representados pela Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), ainda não definiram se haverá greve. Na terça-feira (2), às 15h30, acontece uma assembleia para decidir sobre a adesão.

De acordo com a Associação, a luta dos professores é em defesa do caráter público da universidade, por melhores condições de trabalho, pela garantia de autonomia universitária, pela reestruturação da carreira e por valorização salarial de ativos e aposentados.

Ufes
A Administração Central da Ufes informou que a greve dos servidores técnico-administrativos em Educação é parcial e alguns serviços serão mantidos.

Nas bibliotecas dos campi de Vitória e Maruípe estão mantidos os serviços de devolução de livros, pagamento de taxas e emissão de nada consta. As bibliotecas dos campi de São Mateus e Alegre estão funcionando normalmente.

Nesta sexta-feira (29), especificamente, o funcionamento dos restaurantes universitários dos campi de Vitória e Maruípe pode ser prejudicado, mas em função da paralisação geral prevista para este dia. Mas os restaurantes dos campi de Alegre e São Mateus funcionarão normalmente.

Não é possível informar ainda como será o funcionamento dos restaurantes a partir da próxima semana.

Na Pró-Reitoria de Graduação, o atendimento será normal das 8h às 12h. No período da tarde, o atendimento ao público será suspenso. Já no Hospital Universitário, todos os serviços estão mantidos.

Fonte: G1-Espírito Santo