TEMAS GERAIS

Servidores são capacitados para atuarem em casos de desastres naturais

A primeira palestra acontecerá das 9h às 15h30, no Auditório da Prefeitura de Vila Velha.

Em 08/12/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Aperfeiçoar o atendimento ao cidadão afetado por um desastre natural: esse é o objetivo de um treinamento que a Defesa Civil de Vila Velha realizará na sede do órgão, no Centro, e no auditório da administração municipal, em Coqueiral de Itaparica. Cerca de 100 técnicos da prefeitura irão para a sala de aula, nesta terça-feira (09), aprender ainda mais sobre o abrigo dos cidadãos afetados e também como padronizar o relatório de ocorrências e laudo técnico.
 
Assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e diretores das escolas indicadas como locais de abrigo emergencial que prioritariamente participarão da capacitação sobre como abrigar os afetados por um desastre natural. Já engenheiros, arquitetos, geólogos e técnicos em edificações aprenderão um pouco mais sobre padronização de laudo técnico e do relatório de ocorrências.
 
A primeira palestra acontecerá das 9h às 15h30, no Auditório da Prefeitura de Vila Velha. Na ocasião, o subtenente do Corpo de Bombeiros Militar, Jocirley Bubach, falará sobre as orientações básicas do abrigo de pessoas, como deve ser o funcionamento desses espaços e também sobre o que é necessário ser colocado a disposição dos cidadãos.
 
Já a outra palestra, que será ministrada pelo engenheiro da Defesa Civil do Espírito Santo, Ronney Gomes Nascimento, acontece das 13h30 às 17h30, na sede da Defesa Civil municipal, apresentará modelos de laudo que substanciam o trabalho das equipes e como a padronização do modelo de relatório pode facilitar a leitura e também agilizar o atendimento aos munícipes.
 
Treinamento com as comunidades

No início de novembro, 13 comunidades foram capacitadas para atuarem como os primeiros Núcleos da Defesa Civil nas comunidades (Nudecs). A instalação desses núcleos faz parte das ações preventivas que a atual administração tem proposto para o período das chuvas.
 
Inicialmente, os bairros Cobilândia, Jaburuna, Darly Santos, Vinte e Três de Maio, Zumbi dos Palmares, Dom João Batista, Alvorada, Pontal das Garças, Jockey de Itaparica, Alecrim, Nova América, João Goulart e Vila Guaranhuns foram capacitados. A expectativa é de que, no ano que vem, os Nudecs sejam expandidos e outros bairros façam parte desse ponto de apoio da Defesa Civil dentro das comunidades.

Fonte:PMVV