TEMAS GERAIS

Sherwin-Williams renova salas de aula do centro de acolhimento aos refugiados.

Empresa apoiou Missão Paz da ONU, a convite da LCP Engenharia.

Em 10/10/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Trabalhando na conscientização de escolas mais sustentáveis e ambientes mais saudáveis, que propiciem melhores condições de aprendizado, o Green Apple Day of Service 2016 contou com o patrocínio oficial da Tintas Sherwin-Williams, transformando as salas de aulas do centro de assistência e recepção de refugiados e migrantes em São Paulo, Missão Paz, em ambientes muito mais saudáveis e acolhedores. A ação também passou a mensagem de não geração de compostos prejudiciais à saúde (COVs) para professores, alunos e funcionários do centro. No dia 26 de setembro, além do Brasil, milhares de alunos, professores, empresas e comunidade local nos Estados Unidos da América e de outros 40 países, participaram de diferentes ações relacionadas à conscientização ou reformulação de escolas “verdes”.

No Brasil, a LCP Engenharia e Construções, – através de sua sócia proprietária, Eng. Lourdes Printes, que é pioneira no Green Apple Day, capitaneando o evento desde 2012 e envolvendo empresas com responsabilidades sociais e ambientais, comunidade, família e alunos, promove ações de recuperação e educação ambiental em escolas brasileiras. Neste ano, a iniciativa da LCP Engenharia & Construções buscou o apoio da ACNUR - Agência da ONU para Refugiados, que indicou a Missão Paz para a execução da ação do Green Apple Day. Com foco na integração social com valores de sustentabilidade para estudantes refugiados, a ação ofereceu palestras sobre tecnologias sustentáveis, contribuição para o meio ambiente e assuntos correlacionados.
 

Além das atividades educacionais, as salas de estudos foram renovadas com os produtos da linha Eco da Tintas Sherwin-Williams, a Deca forneceu válvulas hidras eficientes, com duplo fluxo, a Docol trocou torneiras antigas, com maior volume de gasto de água para modelos atuais mais econômicos, visando a economia e o uso racional de água. Também foram executados: manutenção dos jardins, reformas elétricas e de infraestrutura, pelas equipes da LCP Engenharia. O Green Apple Day of Service contou também com a parceria da Sustentech, Kahn do Brasil, Verizon e Arquiteto Marcelo Vassalo. No encerramento, os estudantes posaram para a foto oficial, segurando as maças verdes, elemento que dá nome à ação e representa a cor do meio ambiente.
 

De acordo com Daniel Blumen, diretor de marketing da Tintas Sherwin-Williams, “a parceria com o Green Apple Day of Service 2016 reforça os propósitos pioneiros da Tintas Sherwin-Williams no investimento em produtos ecologicamente corretos. Somos sócios-fundadores do Green Building Brasil e nossas certificações acerca de construções mais sustentáveis, tem grande sinergia com o projeto. Esperamos que todos da Missão Paz, centro indicado pela ONU para Refugiados, possam conviver em um ambiente ainda mais agradável e aconchegante” , reforçou.
 

Por que o Dia da Maçã Verde?

O dia da maçã verde é uma alusão àquela interação, aquele carinho e respeito de antigamente, onde o aluno levava uma maçã vermelha para presentear a professora e como a ação evoca a educação ambiental, pensou-se na maçã verde. “Com as Tintas Sherwin-Williams, as salas de aula se transformaram em ambientes saudáveis, contribuindo inclusive para a qualidade do ar, saúde de professores, alunos e funcionários, pois foram utilizados produtos não emissores de poluentes”, explicou a Eng. Lourdes Cristina D. Printes, em Engenharia, Especialista em Construção Sustentável, pioneira em certificações Ambientais Residenciais no Brasil, Membro do “Center For Green School/USGBC” e Membro do Greenbuilding Council Brasil.
 

Segundo Isabela de Oliveira Mazão, assessora de proteção da Agência da ONU para Refugiados, “o Green Apple Day foi uma oportunidade incrível para beneficiarmos o trabalho da Missão Paz. A Tintas Sherwin-Williams, por exemplo, que apoiou com a doação das tintas, teve uma participação muito importante, provendo um ambiente mais aconchegante e bonito para os que convivem diariamente aqui”, finalizou.

Fonte: Ascom/Tintas Sherwin-Williams