TEMAS GERAIS

SindamarES comemora o Dia Nacional do Agente Marítimo.

Moacyr Bonelli, foi o fundador e primeiro presidente do Sindamares em 1989.

Em 22/06/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Dia Nacional do Agente Marítimo é comemorado em 23 de junho e para celebrar a data, o Sindicato das Agências de Navegação Marítima do ES (Sindamares) realiza amanhã na Capitania dos Portos, um coquetel em homenagem a esse profissional imprescindível na cadeia do comércio internacional brasileiro via marítima.

O Agente Marítimo é o responsável por ser o representante do armador (dono) do navio nos portos perante as autoridades portuárias. É ele quem cuida de atribuições como o despacho do navio e a assistência ao capitão na prática de atos jurídicos diante dessas autoridades. São também de sua responsabilidade todos os procedimentos de chegada de um navio ao porto, assim como sua atracação e permanência. Na maioria dos casos, seu serviço começa muito antes da embarcação chegar ao porto. Ou seja, sem um agente marítimo nenhum navio entra ou sai do Porto.

Para representar esses profissionais, o Sindamares atua na coordenação e proteção dos interesses dos interesses da categoria econômica do Agenciamento Marítimo. No Espírito Santo são 33 empresas, com seus mais de 500 profissionais, associadas ao sindicato. A entidade é vinculada à Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima FONASBA – The Federation of National Associations of Ship Brokers and Agents.

Na presidência do sindicato está Sérgio Luiz Bonelle, sócio-diretor da Uniport Agência Marítima. O capixaba assumiu o cargo em 14 de agosto de 2013. Natural de Vitória, ele tem 55 anos e é bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc/Serra), membro do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), órgão deliberativo, consultivo e normativo, constituído pelas entidades diretamente envolvidas na atividade portuária. Também atua no Conselho de Administração da Companhia Docas do Espírito Santo (Consad/Codesa), é diretor da Associação Comercial de Vitória (ACV) e vice-presidente da Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar).

Sérgio é filho de Moacyr Bonelli, fundador e primeiro presidente do Sindamares (1989). Dedicado, ele trabalhou em prol do bem comum da comunidade marítima capixaba, solucionando conflitos e harmonizando os problemas junto aos sindicatos e órgãos intervenientes. “Hoje, trabalhamos com mais tranquilidade, conquistamos excelente receptividade porque somos éticos, comprometidos e transparentes com a categoria e as autoridades”, comentou Sérgio Bonelle.

Por Cristiane de Souza/Ascom/SindamarES