TEMAS GERAIS

Sirene toca em Brumadinho por risco de novo rompimento

As autoridades deram início ao processo de retirada das pessoas para local seguro.

Em 27/01/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Divulgação/UOL Notícias

Por volta da 5h30 deste domingo, 27, a população da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, foi acordada pelo barulho de uma sirene de evacuação. Devido ao risco de rompimento de uma nova barragem, as autoridades deram início ao processo de retirada das pessoas da região, alertando-as para que se deslocassem para áreas mais altas. As retiradas também estão sendo feitas na comunidade do Tejuco.

A região continua a ser monitorada por técnicos da Vale e pela Defesa Civil. Por conta do risco eminente, os Bombeiros suspenderam os trabalhos de buscas por vítimas, que havia side reiniciadas na madrugada deste domingo (27).

Comunicado da Vale

Em comunicado, a Vale informou que foi detectado aumento dos níveis da água na região.

“A Vale informa que, por volta das 5h30 deste domingo, acionou as sirenes de alerta na região da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), ao detectar aumento dos níveis de água nos instrumentos que monitoram a barragem VI.”

De acordo com a empresa, a barragem faz parte do complexo de Brumadinho. As autoridades foram avisadas e os moradores retirados do local.

“Como medida preventiva, a comunidade da região está sendo deslocada para os pontos de encontro determinados previamente pelo Plano de Emergência.”

Segundo a empresa, o monitoramento será mantido. “A Vale continuará monitorando a situação, juntamente com a Defesa Civil. Novas informações a qualquer momento.”

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-01/dodge-cria-forca-tarefa-para-apurar-rompimento-de-barragem-da-vale

Com Edição de Valéria Aguiar - e Agência Brasil

As principais notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL