TEMAS GERAIS

Site que divulga repúblicas ajuda tunisiano a achar vaga em Vitória(ES).

Reepub foi criado por amigos que se conheceram no Espírito Santo.

Em 20/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Criado há três meses, o site Reepub tem como objetivo oferecer vagas em repúblicas de maneira simples, rápida e gratuita. Atualmente, as vagas são ofertadas em cinco cidades do Brasil, incluindo Vitória. A plataforma pode ser acessada por pessoas de todo o país e também facilita a procura de moradia para jovens estrangeiros.

O site já ofereceu mais de 500 vagas em repúblicas nas cidades de  São Paulo, Belo Horizonte,Ouro Preto, Niterói e Vitória, e alcançou o número de 30 mil buscas.

O tunisiano Hamza El Air, de 27 anos, já havia morado no estado durante um período de intercâmbio e retornou com uma oportunidade de trabalho em uma empresa de tecnologia informática. Entre as vagas anunciadas no Reepub, o estrangeiro encontrou um lugar para morar em Jardim da Penha, bairro da capital.

“Acho que o Reepub é um site muito bacana, simples para usar e, em relação à segurança, ele é muito bom. Eu tinha contato com um dos criadores do site, ele me recomendou, e com isso consegui encontrar um bom lugar para morar aqui”, contou Hamza.

O idealizador da plataforma, Mailson Dutra Soares, de 26 anos, contou ao G1 que a ideia existe há bastante tempo, já que ele mora em repúblicas desde os 14 anos, mas a oportunidade de colocar o projeto em prática surgiu no curso de pós-graduação em Marketing, no qual a proposta era executar um projeto que atendesse a uma demanda real.

“Além de criar uma plataforma que ajuda as pessoas a encontrarem um lugar para morar, a gente pretende criar a maior comunidade do país de estudantes que moram em repúblicas. A gente viveu muito tempo nesse ambiente e sabe que não é explorado, no sentido positivo. A versão disponível do Reepub é apenas uma das coisas que esperamos conseguir”, declarou.

Mailson é do interior de Minas Gerais veio morar no Espírito Santo há dez anos. Ele morou durante três anos em Alegre e veio para Vitória em 2008, onde cursou Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Espírito Santo e permaneceu. Junto com ele, mais dois amigos capixabas, Daniel Lubiana e Mario Zuany, criaram a plataforma.

O site funciona de maneira colaborativa. As pessoas entram de graça e podem anunciar vagas também gratuitamente, após realizarem cadastro. Para divulgar o projeto, os criadores utilizaram as redes sociais e recomendações informais.

“A gente começou divulgando em algumas páginas do Facebook. Tudo o que a gente conquistou foi de maneira orgânica, por meio do 'boca a boca'. Fomos também foi a Outro Preto em determinado momento, conversamos com algumas pessoas lá”, explicou.

Mailson esclareceu que o projeto ainda está em fase de teste e que melhorias estão sendo estudadas. “A gente lança um protótipo no mercado para saber se há um retorno. Se a gente confirmar a nossa ideia, a gente entrega a plataforma finalizada. O Reepub hoje é só um pedaço do que a gente almeja”, afirmou o estudante.

Versão aprimorada
Mailson Soares contou que a previsão é de que em 2016 já haja novidades na plataforma. Eles pretendem lançar uma versão mais completa, ampliar a oferta de vagas para outras cidades e criar novas funcionalidades. Para saber se estão indo na direção certa, estão sendo realizadas pesquisas com os utilizadores.

“Direto as pessoas comentam, dizem que é legal, que acham muito válido. Até pessoas de cidades mais tradicionais entraram em contato querendo a parceria. Também recebemos críticas negativas, mas, no geral, as pessoas veem a plataforma como algo que realmente resolve o problema delas", comentou.

Uma das propostas já estudadas para o Reepub é que ele se torne uma plataforma de interação entre os estudantes que procuram as vagas. "A gente vai tornar a plataforma mais social, já que o uso atualmente é bem pontual, apenas para encontrar uma vaga. A ideia é criar funcionalidades que retenham mais o publico", contou Mailson.

Também existe a intenção de criar filtros para saber quem são as pessoas que estão ofertando a vaga, para a pessoa que busca a oportunidade saber com quem vai morar.

De acordo com Mailson, a ideia de lucrar com o Reepub existe, mas a longo prazo. Eles pretendem finalizar o projeto para depois pensarem em soluções que gerem retorno financeiro.

"Não é o objetivo a curto prazo. A gente quer trazer pessoas para a plataforma para criar um produto legal. A princípio, a gente não tem nenhum retorno financeiro, mas esse é o segundo passo. Não adiante criar uma forma de ganhar dinheiro se a gente não vê o projeto como finalizado", explicou.

Fonte: G1-ES