CIDADE

São Mateus adota medidas preventivas contra óleo nas praias

Evento contará com representantes ambientais, estaduais e instituições públicas e privadas.

Em 01/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Secom/PMSM - Reprodução

Com o avanço de manchas de óleo em diversas praias do nordeste brasileiro, a Prefeitura de São Mateus, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tem adotado medidas preventivas em caso da possibilidade do litoral do Município ser atingido. Uma dessas ações ocorrerá hoje (31), no auditório da Faculdade Vale do Cricaré (FVC), onde será realizada uma capacitação e busca de parcerias para ações de apoio, caso seja necessário.

A capacitação será ministrada por representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA). O evento contará com a presença de representantes de órgãos ambientais, estaduais e instituições públicas e privadas do Município, tendo como objetivo formar multiplicadores em diversos setores da sociedade civil, a fim de seja criada uma estrutura de apoio para colaborar de forma coordenada com a logística de trabalhos em caso das manchas de óleo atingirem o litoral mateense.

ANTECIPAÇÃO E PREPARO

Representando o Município de São Mateus, o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Louzada, esteve na última terça-feira (29) na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), em Vitória, onde participou de uma reunião com membros de órgãos ambientais e estaduais para tratar sobre as medidas diante de uma eventual ameaça do desastre ambiental chegar ao litoral capixaba. 

Recentemente, Ricardo Louzada esteve também em Porto Seguro, na Bahia, onde acompanhou as medidas adotadas naquele município com relação às manchas de óleo a fim de aplicá-las em São Mateus, caso haja necessidade.

*Com informações da Secom/PMSM