TEMAS GERAIS

Sobe para seis o número de mortes pelas chuvas no ES

O governo estadual vai dar todo apoio aos município e pessoas afetada.

Em 18/01/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Adriano Zucolotto/Governo-ES

As fortes chuvas que atingem o sul do Espírito Santo desde ontem (17) fizeram seis mortos no estado, até o momento e ainda existem pessoas desaparecidas. No município de Alfredo Chaves, onde foi registrado o maior volume de chuvas - 250 milímetros,nas últimas 24 horas-, três pessoas morreram, duas delas soterradas após o desabamento de uma casa. Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social estadual, na cidade de Iconha, foram registradas três mortes em decorrência das chuvas.

Os municípios também contabilizam enormes prejuízos. Em Iconha, uma passarela desabou, o hospital Danilo Monteiro de Castro foi inundado até o segundo andar, além de carros e árvores arrastados pela correnteza. Em Alfredo Chaves, barreiras caíram na localidade de São Marcos e há pontos de alagamento em toda a cidade.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, houve deslizamento de terra na BR 101, na altura do quilômetro 434, e a pista ainda está parcialmente interditada. Na BR 262, foi registrado deslizamento próximo ao quilômetro 78, e a via também segue parcialmente interditada.

Em publicação nas redes sociais, o Ministro do MDR, Gustavo Canuto, afirmou que 

"Avisei ao governador que o presidente Jair Bolsonaro oferece toda ajuda necessária à população capixaba.”

Segundo a coordenação de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), há previsão de pancadas de chuva em alguns momentos nas regiões Sul, Serrana, Grande Vitória, Nordeste e Noroeste do estado. (Com informações da Agência Brasil)