TEMAS GERAIS

Sobrecarregar benjamins e tomadas pode gerar incêndios

Na falta de tomadas suficientes, é comum a pessoa utilizar benjamins para ligar aparelhos

Em 28/02/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Pitágoras

Segundo a coordenadora do curso de Engenharia Elétrica, Isadora Gotardo, somente se não houver outra alternativa os benjamins devem ser usados e, ainda assim, com a observação de algumas precauções.

A solução costuma ser a mesma: na falta de tomadas para ligar eletrodomésticos, é comum utilizar benjamins para dar conta de acionar todos os aparelhos necessários para o dia a dia. A venda desse produto, também conhecidos como “T”, é autorizada no Brasil, mas seu uso requer cuidados especiais para evitar choques, acidentes domésticos e até mesmo incêndios.



A coordenadora do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Pitágoras, Isadora Gotardo, alerta que não é recomendado utilizar vários eletrônicos em uma mesma tomada, projetada para suportar apenas uma carga determinada de corrente, que pode variar entre 10 ou 20 amperes.

“O recomendado é abrir novos pontos, pois o uso de vários equipamentos em uma mesma tomada pode provocar o superaquecimento, deteriorando o isolamento”.

Segundo Isadora, somente se não houver outra alternativa os benjamins devem ser usados e, ainda assim, com a observação de algumas precauções.

O primeiro cuidado, segundo ela, é o de avaliar a qualidade do adaptador e verificar se o item leva o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“Os adaptadores são vendidos com a capacidade de 10 e 20 amperes. Para não gerar sobrecarga, cada aparelho que está sendo ligado deve ser compatível com a carga exigida pelo benjamim a ser plugado na tomada”, orienta.

Isadora alerta que colocar vários equipamentos em um único ponto, sem a devida capacidade para a carga elétrica, pode causar superaquecimento e até curto-circuito, já que muitos fios estarão em contato entre si.

“Utilizar adaptadores para ligar vários equipamentos simultaneamente pode provocar uma má conexão dos pinos e gerar sobrecarga levando desde a perda de energia até incêndios”. 

Além disso, vale observar se os benjamins não possuem danos ou cheiro de queimado.

Acidentes envolvendo o sistema elétrico de casas podem acontecer, também, com extensões. Por isso, a coordenadora não recomenda usar um adaptador conectado ao outro. Como alternativa, Isadora orienta que, podem ser usados protetores eletrônicos, os chamados de filtros de linha, para interromper a sobrecarga acima dos 20 amperes. (Rosangela Fernandes - AsImp)

Leia também:

Vale viola prazo para esvaziar barragens e pagará R$ 251 milhões
Putin pede ao exército ucraniano para tomar o poder em Kiev
ONU: invasão pode levar 5 milhões de ucranianos a fugir
Cerca de 800 soldados russos foram mortos em confronto
Procon de Viana dá dicas para contratar pacotes de viagens
> ​Defesa Civil de VV leva expertise do município para Viana
Polícia ucraniana diz que Rússia fez 203 ataques nesta quinta
Calcinha Preta perde segundo vocalista em menos de 4 meses
Procon VV: novas regras nos setores de turismo e eventos
Sobe para 208 número de mortos na tragédia em Petrópolis

TAGS: 
TOMADAS | BENJAMIN | ELÉTRICA | SOBRECARGA | INCÊNDIOS | APARELHOS