ESPORTE INTERNACIONAL

Sul-coreano elimina Djokovic no Aberto da Austrália

Maior campeão do torneio, sérvio sofreu com dores.

Em 22/01/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Maior campeão da história do Aberto da Austrália, o sérvio Novak Djokovic está eliminado da competição. Nesta segunda-feira, o atual número 14 do ranking mundial perdeu para o sul-coreano Hyeon Chung por 3 a 0, parciais de 7/6 (7-4), 7/5 e 7/6 (7-4), em duelo válido pelas oitavas de final. Durante toda a partida, o sérvio sofreu com dores no cotovelo, pedindo inclusive, um atendimento médico. Mas, o que se viu foi um Chung, de 21 anos, em noite inspiradíssima, sendo muito regular, e não perdendo a cabeça nem nos momentos em que Djokovic esboçava uma reação.

Foram mais de três horas de partida e o ex-número 1 do mundo demonstrava não estar confortável fisicamente desde o início. O sul-coreano abriu 4 a 0, e Djokovic parecia desanimado, sem vibração alguma. Aos poucos, o sérvio entrou no jogo, mas Chung não deixou o nível cair em nenhum momento. O rival nas quartas de final é o também surpreendente Tennys Sendgreen, número 97 do ranking.

O sul-coreano, aliás, se tornou o primeiro tenista de seu país a ir até as quartas de final de um Grand Slam na história. Já Djokovic disputou na Austrália seu primeiro torneio desde julho do ano passado, quando foi eliminado de Wimbledon, e, contundido, ficou o segundo semestre de 2017 ausente.

Novak é o maior vencedor da história do Aberto da Austrália ao lado de Roy Emerson, com seis conquistas. Ao todo, já conquistou 12 Grand Slam, com um Roland Garros, três Wimbledon e dois Us Open. Já Chung jamais tinha ido as oitavas de final de um Grand Slam.

O sérvio pediu atendimento médico entre o fim do primeiro set e começo do segundo e, na volta, começou a tentar decidir os pontos de forma mais rápida. Era claro que o sérvio estava sentindo alguma dor. No intervalo entre os games, colocou uma toalha no rosto.

O início de partida foi todo do sul-coreano. Chung abriu 4 a 0 no placar, mas, aos poucos, o sérvio foi entrando na partida. Após um game de seis minutos, conseguiu quebrar o saque do rival, diminuindo para 4 a 2. Chung sacou em 5/3 para fechar o set, mas não conseguiu liquidar a parcial. Ali, Djokovic começou a vibrar, gritava a conta ponto e, já empolgado, levou para o tie-break. No desempate, porém, o sul-coreano levou a melhor e fechou 7/3.

Na segunda parcial, Chung abriu uma quebra de frente, e ainda viu Novak sofrer, e muito, com as dores. De forma impressionante, o número 14 do mundo igualou o set em 4 a 4. Mas Chung conseguiu a vitória por 7/5.

No início do terceiro set, Djokovic conseguiu quebrar o saque de Chung, mas ele devolveu a quebra na sequência, venceu mais dois games, e abriu 3 a 1. Mais uma vez, quando todos achavam que o sérvio não iria mais se recuperar, ele voltou a empatar o placar em 3 a 3. No 4 a 4, Djokovic fez um pontaço e chamou a galera.

O jogo seguiu igual e foi decidido em mais um tie-break. Chung abriu 3 a 0, com dois mini break, mas Djoko encostou com dois pontos no saque do rival, 3 a 2. No 4 a 3, o sul-coreano conseguiu uma passada espetacular em cima do sérvio, e convocou a torcida. Aí, depois, fechou 7/3.

(Foto: Michael Dodge Getty Images)