TEMAS GERAIS

Suspeitos de tentativa de assalto a avião tiveram informação privilegiada.

Avião carregado com dinheiro sofreu tentativa de assalto em Vitória/ES.

Em 04/01/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O delegado regional executivo da superintendência da Polícia Federal no Espírito Santo, Luciano Flores de Lima, disse, em entrevista a rádio CBN Vitória, nesta quarta-feira (4), que a equipe de investigação já colheu "boas provas" a respeito da tentativa de assalto ocorrida no aeroporto de Vitória.

Criminosos armados invadiram a pista do terminal, na terça-feira (3), com a intenção de roubar malotes de dinheiro de um avião, que havia acabado de pousar.

Luciano Flores disse que, para que a ação fosse orquestrada, era necessário que os assaltantes tivessem acesso a informações privilegiadas e que não está descartada a participação de possíveis funcionários do aeroporto no caso.

Segundo o delegado, todas as hipóteses devem ser levadas em conta durante a investigação. "A caminhonete utilizada na tentativa de assalto foi pintada de acordo com as características da Infraero. Isso demonstra que a quadrilha se preparou por algum tempo e estudou alguns detalhes, não só do aeroporto, mas das pessoas e empresas envolvidas", ressaltou o delegado.

Luciano contou que os criminosos decidiram abandonar o plano no momento certo. No veículo abandonado pelos assaltantes, a polícia encontrou apenas munição para fuzil. "O próprio abandono do assalto já demonstra que eles tinham um plano e que algo deu errado, portanto, eles não resolveram arriscar. Um decisão inteligente por parte dos criminosos", disse.

O delegado ressaltou que a Polícia Federal está trabalhando em conjunto com a Polícia Civil em várias linhas de investigação, e que a ação dos bandidos vai servir de lição para que novas regras e práticas de segurança sejam adotadas no Aeroporto de Vitória, já que não é a primeira vez que ocorre esse tipo de crime.

Caso
Uma aeronave carregada com dinheiro sofreu uma tentativa de assalto no Aeroporto de Vitória, nesta terça-feira (3), segundo a Infraero.

A empresa que sofreu a tentativa de assalto é a Two Aviation, que presta serviços de táxi aéreo. Ainda não há informações sobre a quantia transportada. O G1 entrou em contato com a empresa, mas os responsáveis ainda não se manifestaram.

Criminosos estavam armardos durante a tentativa de assalto a aeronave e fugiram.
O avião carregado de dinheiro estava pousando e um carro forte aguardava na pista do aeroporto.

Na mata ao lado, dentro de uma caminhonete, estavam os criminosos.  A ideia deles era realizar o roubo assim que o avião parasse para transferir o dinheiro para o carro forte, mas a Polícia Federal percebeu o plano e entrou em ação.

O helicópetero da Polícia Militar também foi chamado e sobrevoou o aeroporto em busca dos criminosos e da caminhonete, mas os suspeitos conseguiram fugir, deixando a caminhonete para trás.

A Infraero disse que, após o ocorrido, reforçou o monitoramento nas áreas restritas de segurança. "Além disso, uma sindicância será instaurada para apurar os fatos e adotar as medidas cabíveis.", destacou o órgão. O aeroporto operou normalmente durante todo o dia.

A empresa Prosegur, responsável pelo carro forte, informou que, em momento algum houve abordagem ao veículo ou aos vigilantes.

g1/Espirito Santo