TEMAS GERAIS

Taxistas de Vitória vestem a camisa da campanha Novembro Azul.

Por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata.

Em 14/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Durante o mês de novembro, a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) autorizou que os taxistas de Vitória trocassem o uniforme tradicional por uma camisa em alusão à campanha Novembro Azul, que faz um alerta aos homens sobre a prevenção ao câncer de próstata. 

Assim, alguns taxistas decidiram apoiar a ideia e estão trabalhando com a camisa azul. "O Sindicato dos Taxistas nos procurou com essa proposta e nós decidimos apoiar pela importância do tema", afirmou a gerente de Vistoria e Fiscalização de Transportes, Adriana Sossai Zaganelli.

Entre os taxistas que estão vestindo a camisa da campanha, está Smayly Gasperazzo, 29 anos. Para ele, toda a campanha de prevenção é importante. "Decidi apoiar a campanha Novembro Azul para ver se quebramos esse preconceito que existe em volta do tema", declarou.

Ilson Santos Júnior, 32 anos, também acredita que os homens precisam se cuidar mais, e acha que a informação é a principal forma de combater o preconceito. "Neste mês, acabamos falando mais sobre o assunto e, às vezes, na brincadeira, acabamos tirando dúvidas uns dos outros sobre a idade mínima para fazer o exame, sobre qual médico procurar. Os homens precisam cuidar da saúde", afirmou.

Conscientização

O Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, dentro das comemorações do dia mundial de combate ao câncer de próstata, data comemorada no dia 17 de novembro. Desde então, em muitos países, nessa época do ano, há campanhas que procuram alertar a população masculina sobre essa doença.

Por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata. Descoberta precocemente, a doença tem 90% de chance de cura.

Prefeitura Municipal de Vitoria